Fotos: David T Silva

 

 

A tarde e a noite deste domingo (6) ficarão na memória dos guabirubenses e dos visitantes, que acompanharam o desfile alegórico pelas ruas da cidade. A chuva, que caiu na maior parte do percurso, não tirou o entusiasmo e o desejo dos participantes de levar a alegria do Natal para o público, que aguardava ansioso em todos os bairros. 

- Publicidade i -

Nas varandas das casas, nos pontos de ônibus cobertos, embaixo das marquises do comércio, nas praças ou mesmo na calçada sob guarda-chuvas e sombrinhas, a ansiedade da espera logo se transformava em sorrisos e aplausos, assim que a música do trio elétrico era ouvida e o primeiro carro alegórico avistado. 

Mais de 20 pessoas entre familiares e amigos da empreendedora Elizabeth do Santos assistiram ao desfile juntos. “Mesmo com chuva, o desfile ficou bonito do mesmo jeito. Ficamos felizes, porque antes a gente ia no Centro, agora o desfile veio aqui. E quando tinha, geralmente passava aqui no trevo e voltava. Esse veio “lá de trás” do Lagedo”, comemorou ela.    

Ao longo do caminho, os 12 Pelznickel que participaram do evento, se revezaram entre a carretinha e o chão para saudar as pessoas. Como de costume, o entusiasmo de avistar o Papai Noel do Mato, às vezes virava choro nos pequenos, logo consolado pelos próprios personagens ou pelos pais. Volta e meia, algum adulto também tomava um susto com as correntes ou com o fogo e a fumaça que saíam da carretinha.    

Por mais de cinco horas, escoltados pela Polícia Militar, os participantes espalhados pelos 14 carros alegóricos interagiram com o público, distribuíram sorrisos e votos de Feliz Natal a todos. Do último carro, chuvas de balas eram lançadas ao público, que recebia o presente com entusiasmo. O prefeito Valmir Zirke e o vice-prefeito Cledson Kormann acenavam para os guabirubenses durante o percurso de cima de uma caminhonete.

O casal brusquense Dênis Sbardelatti e Pamela Beltramini trouxe as filhas Liz (4) e Helena (1) para ver o desfile passar. “Nós já viemos para Guabiruba outras vezes assistir ao desfile. Achamos muito legal”, contaram. 

Os carros alegóricos saíram do bairro Lageado Baixo logo após às 16h em direção ao Guabiruba Sul. Passaram pelo Imigrantes, São Pedro, Centro e concluíram a apresentação no Aymoré, cerca de 21h. Logo após, os componentes participaram de uma confraternização. 

Para os bairros que não foram contemplados pelo percurso, a Prefeitura disponibilizou a saída de ônibus. 

Na concentração 

Os participantes do desfile se organizaram e fizeram os últimos ajustes nos carros alegóricos no estacionamento da Igreja Adventista, do bairro Lageado Baixo, ainda sem chuva. 

Os membros do grupo de dança folclórica Alle Tanzen Zusammen organizaram um café de Natal em cima do caminhão. “Quisemos trazer para o desfile uma confraternização de Natal, com todos reunidos para o café, brindando e contando histórias. Tudo isso já começou desde a arrumação”, contou Eliane Woitexen. 

De acordo com ela, todo o material e utensílios utilizados eram de membros do grupo. “Conseguimos um pinheiro natural e cada um trouxe um enfeite. Nos juntamos e organizamos esse café, para também ficarmos confortáveis durante o percurso”, detalhou. 

O participante do Presépio Vivo, vereador Wagner Fischer Westarb, contou que por mais que o desfile deste ano tenha sido diferente dos anteriores realizados na rua Brusque, para o grupo do presépio ele manteve a tradição. 

“Todo ano nos desfiles temos a mesma programação. Pela manhã vamos atrás da vegetação para compor o presépio e todo o caminhão. Depois, trazemos até o galpão da igreja para começar a montagem. Iniciamos às 6h e finalizamos cerca de 13h, com a instalação da iluminação”, contou ele. O caminhão do Presépio Vivo levou nove personagens e o Menino Jesus foi um boneco, em função da possibilidade de chuva. 

Para o presidente do Coro Cristo Rei, Orides Baron, foi uma alegria participar do desfile. “Depois de receber o convite da Fundação Cultural, nos organizamos para participar. O Coro Cristo Rei é formado por 33 pessoas e o maestro. Hoje, viemos com 12 pessoas e o caminhão foi cedido pelo senhor Amilton Cardoso, que foi o motorista do grupo”, frisou. 

A Associação Visite Guabiruba – Avigua participou do desfile com quatro veículos. Segundo o presidente, o primeiro carro representou a própria associação com personagens culturais da cidade, como o Pelznickel, o Dragão e o São Nicolau. O segundo carro retratou uma família celebrando a ceia de Natal e a chegada do Papai Noel. Já o terceiro carro, da Montanha Encantada, trouxe crianças vestidas de dragão. 

Por fim, o quarto carro da Avigua também representou o folclore do município, com foco no dragão. “A intenção sempre é trazer algo cultural. Neste ano, como o tema era livre, trouxemos um pouco de cada coisa. A Avigua sempre participa dos desfiles com muita alegria”, ressalta o presidente Edemilson Nicolau Huber. 

Para os desfiles deste ano, a Associação do Pelznickel trouxe 12 representantes, cada um com um tipo de vestimenta. Eles foram divididos em dois grupos, seis em cada carretinha. “Este ano estamos com as duas carretinhas reformuladas. Colocamos telhado para proteger do sol e da chuva. Também ampliamos o espaço e investimos nos efeitos especiais”, contou o responsável pelo desfile, Vandrigo Kohler. 

No percurso 

Em função da forte chuva que caiu, principalmente nas primeiras horas, alguns participantes acabaram deixando os veículos antes do final do percurso. A parada para descanso que estava prevista foi cancelada. “Tive que desgarrar, porque as crianças estavam bem molhadas e com frio e as mães queriam levar elas para se secarem em casa, com medo que se resfriassem”, explicou o médico Jonas Krischke Sebastiany, empreendedor da Montanha Encantada Dragão de Guabiruba e participante da Avigua.  

Para a artesã Vanessa Dietrich Carminati, o percurso foi longo, mas valeu a pena. “Com certeza o desfile da Guabiruba já não cabe mais somente naquele percurso pequeno do Centro. Tinha muito público”, comemorou. 

Para a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, o desfile foi um sucesso. “Todos os grupos nos auxiliaram para que este evento acontecesse apesar de qualquer contratempo. Foi um sucesso, parabéns mais uma vez pelo empenho, organização, parceria de todos os grupos e participantes”, ressaltou.  

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow