O projeto Brecht nos Bairros apresenta o espetáculo chamado “You Say Yes, I Say No”, adaptado da obra de Bertold Brecht, um poeta e dramaturgo alemão do século 20 que visa em suas temáticas as questões sociais e políticas. As apresentações acontecem nas escolas do município e na Fundação Cultural de Guabiruba nesta semana, de 23 a 27 de setembro.
Durante este ano, a turma avançada de teatro da Fundação Cultural de Guabiruba vem ensaiando e preparando a peça sob direção da professora Jenifer Schlindwein, que manteve os traços de Brecht, incrementou elementos surpresa e estética contemporânea à peça. E uma das características fundamentais é colocar a plateia como parte do espetáculo, ativa e participativa, que irá decidir o final da história.
A professora e diretora do espetáculo Jenifer Schlindwein alega que, por se tratar de um espetáculo didático, levar Brecht às escolas é sinônimo de ensinamento e reflexão, que pode ser trabalhada a interdisciplinaridade com os alunos. “Para o grupo é uma satisfação poder fazer essa microcirculação em algumas escolas municipais, pois gera repertório, troca entre ator e plateia, reforçando a prática teatral e como funciona a produção do espetáculo em diferentes ambientes” pontua.
A superintendente da Fundação Cultural Paula Maiara Bohn convida a todos a prestigiarem. “A prática teatral em Guabiruba com os alunos ainda jovens fomenta o fazer e visa uma formação de plateia, que ainda se encontra tímida e confortável em nossa cidade. Desta forma, se destaca a importância de mantenedores como a própria Fundação Cultural para a cidade e seus moradores. Vale a pena conferir o trabalho dos alunos que estarão se apresentando nesta semana”, conclui.
Ao todo são 16 alunos que compõem o espetáculo, distribuídos nas seguintes personagens: o professor, o menino, a mãe, os três estudantes e o grande coro. Brecht nos Bairros é uma programação gratuita oferecida pela Prefeitura de Guabiruba através da Fundação Cultural.
As aulas de teatro da fundação cultural são abertas para participação. As turmas são divididas de acordo com a idade e capacidade dos alunos. Matrículas para o teatro abrem em janeiro e os interessados devem comparecer à Fundação Cultural ou telefonar no 3308-3114.
Programação:
23/09 Segunda: Escola Osvaldo Ludovico Fuckner 14h
24/09 Terça: Escola Professor João Boos 19h
25/09 Quarta: Escola Rosa Rudolf 14h
26/09 Quinta: Fundação Cultural 20h
27/09 Sexta: Escola Carlos Maffezzolli 14h