Fotos: Divulgação

Empresários e gestores de diversos segmentos do comércio de Brusque e municípios vizinhos atenderam ao convite e participaram do evento ‘Comércio em Transformação – Inovação além da Tecnologia’, realizado na noite de terça-feira, 6 de junho, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). O evento, realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) em parceria com o Senac, Sesc, CDL Brusque, Sebrae e Prefeitura de Brusque, contou com dois momentos importantes: a apresentação da Pesquisa do Diagnóstico do Comércio Local, seguida da palestra “Inovação além da Tecnologia”, ministrada pelo diretor do Senac Brusque, Fabiano Battisti Archer.
A Pesquisa, realizada este ano, dentro do projeto ‘Sindilojas – Fortaleça quem fortalece a sua empresa’, foi realizada pelo Senac Brusque e entrevistou 1.009 pessoas. O objetivo principal foi identificar o comportamento dos consumidores do comércio local de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Ela foi aplicada online via Microsoft Forms para a região e presencial no centro de Brusque no período de 13 de fevereiro a 2 de abril. O formulário continha 19 perguntas fechadas em três partes, sendo: dados básicos, relação com compras e satisfação com o comércio local.
Algumas das perguntas incluíam os critérios avaliados pelo consumidor durante uma compra; comparação entre compras em lojas online ou físicas; gastos mensais com compras; métodos de pagamento utilizados; fontes de informações sobre uma loja ou produto; frequência de compra no comércio local; motivos para entrar em um estabelecimento; razões para deixar de comprar em um estabelecimento, entre outros aspectos.
Durante a apresentação, Battisti Archer detalhou cada item da pesquisa, incentivando os participantes a refletirem sobre seus próprios negócios. “O principal objetivo dessa pesquisa, desenvolvida em parceria com a Fecomércio de Santa Catarina por meio de um projeto apresentado pelo Sindilojas, foi identificar a percepção dos clientes em relação ao comércio em nossa região. Ela revelou alguns pontos que, muitas vezes, os empresários não conseguem perceber no dia a dia, como a qualidade do atendimento, o layout da loja, a apresentação dos produtos, a presença digital da empresa, entre outros. Ter esses dados e compreender a percepção dos clientes em relação ao comércio local, permite traçar estratégias para oferecer melhores negócios e atrair consumidores de outras regiões”, enfatizou.

Inovação e oportunidades
No segundo momento, o diretor do Senac Brusque abordou o tema “Inovação além da Tecnologia”. De forma dinâmica e com diversos exemplos, Battisti Archer destacou a importância de buscar alternativas que possam ser implementadas, com foco na solução, e ressaltou a necessidade de ouvir os clientes quando se busca inovar.

“No contexto da inovação, especialmente no varejo, as pessoas, incluindo empresários e consumidores, frequentemente associam a inovação a grandes softwares, robôs, equipamentos e tecnologia avançada. Todos esses elementos fazem parte da inovação, mas é possível introduzir inovação no varejo ao alterar um processo ou uma ação na empresa, ou na loja. Existem alternativas com ou sem o uso da tecnologia para inovar no comércio e mostrar aos clientes que Brusque tem um comércio diferenciado, de ponta, que vale a pena ser explorado”, ressaltou.
“Tenho certeza de que continuaremos avançando em inovação e tecnologia, isso é inevitável, mas desejo que essa evolução ocorra também em paralelo com o bem-estar da humanidade. Não estamos aqui para competir com as novas tecnologias, mas sim para tê-las como aliadas em nossos negócios”, acrescentou.

- Publicidade i -

União de esforços
Para o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, o evento representa a união de forças entre as entidades locais e a Prefeitura de Brusque, que acreditam no potencial empreendedor do comércio como um importante impulsionador do desenvolvimento da cidade. “Este evento é muito importante, pois apresenta dados da Pesquisa de Percepção e Satisfação do Comércio Local, com informações extremamente relevantes para os empresários e gestores do comércio. Essas informações refletem o que vivenciamos no dia a dia, e agora estão confirmadas por meio desse trabalho. Além disso, a palestra do diretor do Senac mostrou que a inovação é uma aliada do comércio. Ao unir pesquisa e inovação, podemos melhorar diversos aspectos e fortalecer ainda mais nosso comércio local. Em nome de toda a diretoria do Sindilojas, estou satisfeito com a participação de tantas pessoas que vieram aqui buscando entender o que está acontecendo. O Sindilojas e todas as entidades parceiras estão empenhados em buscar respostas e soluções para os problemas enfrentados pelos empresários do comércio, tanto os atuais quanto os futuros”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, também enfatizou a união de forças em prol do evento e do comércio de Brusque. “A pesquisa apresentada aqui hoje é de extrema importância para o nosso comércio, e fizemos questão de trazer aos empresários para que eles tenham uma visão clara sobre o que os clientes estão pensando e como eles se comportam em relação às compras e ao comércio local. Vejo essas ações com bons olhos, e é por isso que acompanhamos e apoiamos eventos como esse, sendo parceiros para fortalecer a economia local, o comércio de nossa cidade. Tenho certeza de que os comerciantes e empreendedores utilizarão o que foi apresentado aqui hoje como uma ferramenta para impulsionar ainda mais suas vendas, melhorar suas estratégias e, consequentemente, fortalecer nosso comércio local”, ressaltou.
Durante o evento, a analista de atendimento do Sebrae, Luciane Scheuermann, apresentou aos participantes os programas e consultorias disponíveis aos micro e pequenos empresários do comércio, colocando a entidade à disposição de quem tiver interesse em realizar.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, também fez questão de enaltecer a importância da divulgação da pesquisa, que contém informações muito relevantes aos empresários do setor do comércio.

Passagem dos 54 anos da CDL
O evento reservou ainda um momento de congratulações pela passagem dos 54 anos da CDL de Brusque, completados no sábado, 3 de junho. A entidade recebeu o aplauso dos participantes, que entoaram o coro dos ‘parabéns’, seguido do corte de um grande bolo por parte dos diretores presentes no evento.
“A CDL foi um sonho de alguns empresários, que idealizaram e formalizaram a entidade em 1969, e a gente vem carregando esse legado, pois sabemos da importância da CDL no município. Hoje contamos com quase mil associados, com vários serviços além do SPC e agora também com atuação na área da saúde, e seguimos com o propósito de levar este legado adiante, com mais serviços e soluções aos nossos associados”, comentou o presidente, Alcir Otto.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow