Fotos: David T. Silva

O Plenário do legislativo guabirubense ficou lotado com a presença de pais, alunos e professores na terça-feira (11) – veja matéria nas páginas 8 e 9. Eles compareceram à sessão com cartazes para reivindicar segurança nas escolas do município. Na oportunidade, os parlamentares falaram sobre o atentado em Blumenau e as ações anunciadas pelo Executivo.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas) destacou o sentimento de impunidade no Brasil. A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) que também é professora discorreu sobre o atentado e as preocupações dos pais.  O presidente da Casa, vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre a sua participação na reunião com autoridades políticas e de segurança pública, para tratar sobre as ações que podem ser adotadas nos educandários guabirubenses para aumentar a segurança.

Estudantes

- Publicidade i -

Estudantes da escola estadual João Boos, de Guabiruba, também assistiram a sessão em busca de conhecimento sobre política, e também para obter informações sobre a reforma da escola, cujo contrato da obra foi rescindido pela Secretaria de Educação com a empresa responsável. O estudante Gabriel Henrique Celva conta que aprendeu um pouco mais sobre política e o trabalho dos vereadores. “Vamos fazer um trabalho sobre os pronunciamentos dos vereadores, para saber o que eles pensam e para que entendamos mais sobre política”, explica.

O professor da disciplina de Filosofia, Ademir Dietrich, comenta que o incidente da semana anterior, em Blumenau, também influencia no projeto Conscientização e Educação Política, em que trabalha na disciplina. “Temos que trabalhar a consciência e o conhecimento, a postura e o caráter das pessoas. Temos uma série de medidas paliativas, mas se não trabalharmos a postura que o cidadão vai ter na sociedade, como eles poderão participar dela? A questão política é justamente ele entender que está junto com outras pessoas”, assegura.

 

Ordem do dia

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2023 da Mesa Diretora, que altera a lei 844 de 23 de junho de 2003, que denomina vias públicas municipais.

Os parlamentares também aprovaram o requerimento n. º 07/2023, dos vereadores emedebistas Ronaldo Kohler, Maria Simone Fischer, Wagner Fischer Westarb e Vilmar Gums, direcionado ao chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Educação, solicitando informações quanto ao plano de segurança a curto, médio e longo prazo para garantir segurança aos alunos e funcionários das escolas de Guabiruba.

Baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2023 do Executivo, que autoriza o município a adquirir imóvel para ampliação da escola municipal Professora Rosa Rudolf Nocoiletti.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow