Divulgação: PMB

 

Na noite desta segunda-feira (4), ocorreu a 1° Conferência Intermunicipal de Cultura, que reuniu os municípios de Botuverá, Brusque, Gaspar e Guabiruba. A ação foi realizada no auditório do IFC Brusque e teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Participaram do evento profissionais do setor criativo e demais atores de diversos setores culturais. O objetivo foi realizar um debate com a sociedade sobre as políticas públicas de cultura com objetivos alinhados à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada em Brasília, em dezembro de 2023. A etapa intermunicipal propôs ações e delegou representantes para a etapa estadual.

- Publicidade i -

Foram eleitos representantes da sociedade civil e do poder público. Janaína Garcia, Thiago Martins, Jaqueline Silva, Jaqueline Jorge, Katia Costa, Elivelton Reichert, Alexandre Souza e Rafaela Kohler serão os responsáveis por levar as propostas discutidas e levantadas para a etapa estadual.

“A Conferência demonstrou na prática um vínculo potente de diálogo entre os municípios vizinhos, sobre a manutenção saudável das políticas públicas culturais. Ficamos muito satisfeitos com as propostas resultantes dos debates!”, afirma Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba.

A conferência contou ainda com a palestra do ator, diretor, professor e produtor cultural desde 1994, Roberto Morauer. Após isso, os grupos se reuniram para discutir os eixos, que foram divididos em seis frentes, sendo elas:

Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow