Ocorre neste momento a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Guabiruba. Abordando o tema “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”, o encontro é na Câmara de Vereadores de Guabiruba e tem o objetivo de discutir com diferentes setores da comunidade as políticas públicas para a assistência social do município nos próximos anos.
Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes de entidades assistenciais e do poder público participam do debate. Daqui saem as propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual, que será realizada em Florianópolis em novembro.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Matias Kohler enfatizou a importância do encontro para a construção de políticas cada vez mais inclusivas. “A Assistência Social é de extrema importância por trabalhar principalmente com pessoas em situação de vulnerabilidade e um encontro como esse nos ajuda a construir caminhos para que todos possam ter acesso aos serviços públicos e o cidadão tenha uma vida mais digna”, completou.
Neide Hort, secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Emprego afirmou sobre o papel da conferência no fortalecimento e aprimoramento do SUAS bem como da atuação dos conselheiros. Ela lembrou ainda que essa discussão é feita em todos os níveis: federal, estadual e municipal, ampliando a participação cidadã.
Por fim, antes do início oficial das atividades, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Nereu de Souza também deixou seu recado, destacando que a conferência não é uma ação isolada, mas resultado do diálogo e da democratização desse espaço que é de mobilização e de construção coletiva.
Em seguida, a assistente social Quéli Anschau fez a leitura do Regimento Interno da conferência e proferiu uma palestra sobre o tema deste ano. A programação segue até as 18h com os debates e a formulação final das propostas a serem apresentadas para a conferência estadual.