Desde o dia 27 de setembro, candidatos a prefeito, vice e vereadores dos 5.569 municípios do Brasil passaram a disputar a confiança dos mais de 147 milhões de eleitores do país.
Em Guabiruba, são três os postulantes a chefe do poder executivo e 42 pessoas que pleiteiam uma das nove cadeiras da Câmara Municipal entre os 15.127 guabirubenses aptos ao voto no dia 15 de novembro. Assim como em 2016, a expectativa é que o prefeito eleito para administrar a cidade pelos próximos quatro anos vença por uma diferença pequena referente ao segundo colocado na disputa.
Se em outros tempos o corpo a corpo era a principal estratégia usada para ganhar a atenção do eleitorado, no pleito deste ano uma nova forma de tentar conquistar votos tem sido utilizada pelos candidatos: a internet.
Com as medidas sanitárias que restringem a realização de eventos com a participação de um grande número de pessoas impostas pela pandemia do novo coronavírus, o uso das redes sociais tem sido uma importante ferramenta na hora dos candidatos ficarem mais próximos do eleitor para apresentar suas propostas, sem deixar o contato direto de lado.
Presença digital
As três chapas que disputam a prefeitura de Guabiruba tem utilizado pelo menos uma rede social como estratégia de campanha.
Os candidatos a prefeito e vice Valmir Zirke e Cledson Kormann, da coligação “Avança Guabiruba”, por exemplo, possuem uma conta no Facebook e Instagram. As postagens nas páginas, que juntas somam cerca de 1500 seguidores, são diárias e além das propostas da chapa para a cidade apresentam um pouco mais da trajetória dos candidatos.
“Com certeza está sendo uma eleição totalmente diferente para todos, mas nesta campanha a mensagem está chegando muito mais rápido na casa de cada guabirubense. Aquelas pessoas que não tem acesso às redes sociais, a gente vai fazer a visita de casa em casa, pedindo voto, mas eu diria que (o uso das redes sociais) vem só a somar”, declarou Zirke.
O ex-prefeito Orides Kormann vai para sua sétima disputa à prefeitura de Guabiruba. Habituado a forma mais tradicional de fazer campanha, pedindo votos pessoalmente aos cidadãos, o emedebista faz uso também de uma página no Facebook para tentar conquistar a confiança do eleitorado através de postagens frequentes e lives semanais. Orides destacou a diferença desta campanha.
“Tu tens que fazer as lives ao vivo para a população, só que ainda existem aqueles que não têm meios eletrônicos para acompanhar, então eles ainda querem a visita nas casas, principalmente as pessoas de mais idade. É uma campanha totalmente diferente, ela é mais fria, mas nós estamos nos virando bem. A gente faz corpo a corpo, sempre nos encontramos com a população, sempre respeitando (as restrições), usando máscara, álcool em gel, não só para eu me cuidar, mas também dos meus eleitores”, explicou Kormann, que tem como candidato a vice-prefeito na coligação “Venha você também” o empresário Cesário Martins.
Para o advogado Marcos Aurélio Habitzreuter, candidato a prefeito pelo PL, o uso das redes sociais também tem sido importante. Habitzreuter, que já participou de outras campanhas eleitorais, tem utilizado uma conta no Facebook e no Instagram para estreitar a relação com os eleitores. Ele pontuou ainda que os candidatos da coligação “Uma só Guabiruba” tem tomado os devidos cuidados na hora do contato direto com a população, fazendo o uso de máscara, luvas descartáveis e a higienização com álcool em gel.
“Uma das coisas que nos preocupa mais é essa dificuldade de ter o acesso ao eleitor no que diz respeito a questão do coronavírus, porém, nós estamos tomando algumas medidas que são necessárias, mas que acabam possibilitando a nossa presença em algumas casas. Estamos fazendo um bom uso da internet. Nós vemos como imprescindível o uso dessas ferramentas, quem não fizer uma boa campanha digital vai ficar para trás, e como eu digo, pra gente já é um trabalho difícil, se nós não fizermos uso das redes sociais isso atrasaria mais ainda”, salientou Habitzreuter, que tem como candidato a vice o pastor Jorge Ponchirolli.
Recepção do eleitor
De acordo com os três candidatos à majoritária, a receptividade nestas duas primeiras semanas de campanha eleitoral tem sido boa, possibilitando a cada um ouvir os anseios da população e apresentar suas propostas.
Para Marcos Habitzreuter, que concorre ao cargo de prefeito pela primeira vez, esta experiência está sendo bastante desafiadora em virtude da polarização local entre Progressistas e MDB.
“Tem sido bem tranquilo, bem legal mesmo. As pessoas estão muito atenciosas, a gente tem tido uma boa receptividade, e nós estamos aproveitando para conversar com pessoas, familiares, vizinhos, e apresentar nossas propostas para tentar, com isso, realmente ter chances nesta campanha, até porque nós enfrentamos dois partidos que são tradicionais, os franco favoritos por estarem há praticamente quatro décadas disputando os pleitos, então entramos com muito desejo de vitória, mas sabendo que é difícil”, ressaltou Habitzreuter.
O candidato Orides Kormann se mostra otimista com os primeiros dias de campanha eleitoral. Para o candidato do MDB, a conversa com os eleitores tem mostrado o desejo de outra forma de administrar a cidade.
“A gente sente que a população de Guabiruba quer mudança de novo. Ela precisa de alguém que está lá para atendê-la no dia a dia, todos por igual, do empresário até a pessoa mais humilde, e nós procuramos atender a todos por igual. Graças a Deus a recepção tem sido excelente, das melhores, inclusive as pessoas nos ligam para fazer visitas, para conversar, dando ideias do que poderia ser melhor para facilitar a vida do cidadão”, afirmou Kormann.
O candidato do Progressistas Valmir Zirke diz que também está sendo bem recebido pela população. Segundo Zirke, que é o atual vice-prefeito da cidade, os eleitores enxergam em sua candidatura a continuidade do trabalho que vem sendo feito há oito anos.
“A receptividade está sendo muito boa. Por onde estamos chegando, nas casas, no comércio, por todos os lugares onde nós vamos pedir o apoio, o voto, as pessoas reconhecem o trabalho que eu vim fazendo junto com o Matias (Kohler) e que agora nós queremos dar continuidade. Estamos fazendo essa campanha com muita responsabilidade, sem críticas, mas sim trazendo propostas à população”, destacou Zirke.