A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 40 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 28, agora são 4.543 diagnósticos positivos. Destes, 4.248 são considerados recuperados e 245 ativos.
Atualmente, 158 casos estão sendo investigados e 809 moradores são monitorados em residência. No hospital estão internados três pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria. Até esta data foram registrados 50 óbitos.
50º óbito
A Vigilância em Saúde informa o registro do 50º óbito relacionado ao Coronavírus na cidade de Brusque, nesta sexta-feira. Trata-se de um homem de 89 anos, morador do bairro Rio Branco, que não passou pelo Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios.
O início do sintomas foi no dia 19 de agosto e a data da internação no Hospital Azambuja foi 26 de agosto. O paciente tinha histórico de comorbidades.
Orientações
A orientação da Prefeitura de Brusque é que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) procurem imediatamente o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios, que está em funcionamento no Pavilhão da Fenarreco, entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h nos fins de semana e feriados.
Nos fins de semana, também é possível receber atendimento pelo SUS nos hospitais Azambuja e Dom Joaquim.
O número (47) 9 8848 1054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.
Denúncias sobre aglomerações, festas, estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo as regras do Decreto Municipal e ainda, pessoas com diagnósticos positivos para o Covid-19 que não estão em isolamento podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 8812 0677.
Testagem em massa – Dia D
Neste sábado, 29, será realizado o Dia D de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde. Entre 8h e 17h, pessoas com idade a partir de 12 anos podem comparecer na UBS mais próxima e realizar o teste rápido para Covid-19. É necessário apresentar um documento de identidade com foto e cartão do SUS.
Vale lembrar que o teste rápido é apenas para pessoas assintomáticas. Quem apresentar sintomas como febre, tosse ou coriza deve procurar o Centro de Triagem.