Gabrieli Kohler/PMG

 

Nesta quinta-feira, (21) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guabiruba realizou um evento de entrega de cordões de fita com desenhos de girassóis para as famílias acompanhadas pela AMA (Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região) e pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de 26 das 67 famílias convidadas. Após a entrega dos cordões, foi servido um café aos participantes.

- Publicidade i -

Parceria com entidades

Esta ação tem como principal objetivo promover a prevenção de mal-entendidos e, ao mesmo tempo, proporcionar maior tranquilidade e segurança tanto para os usuários dos serviços como para os prestadores de assistência. Com a utilização dos cordões, não deve ser mais necessário explicar ou solicitar direitos, uma vez que o símbolo representa uma conexão direta com as entidades envolvidas. “Com ele teremos a interpretação do novo olhar para as pessoas com deficiência, onde qualquer vitória nessa comunidade é incrível. É muito simbólico fazer essa distribuição dos cordões no Dia da Pessoa com Deficiência. Além do destaque da parceria realizada dos órgãos com a assistência social e o setor público. Onde barreiras estão começando a ser quebradas, como na data de hoje”, afirma a presidente da AMA Márcia Faria.

É importante ressaltar que o uso do cordão é opcional e não substitui a apresentação de documentos comprobatórios quando solicitados. No entanto, essa iniciativa visa criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para as famílias acompanhadas pela AMA e pela APAE, permitindo-lhes identificar-se de maneira mais fácil e rápida nos momentos de interação com os serviços de assistência social. “O movimento de conscientização e da demonstração realizada em eventos como a entrega do cordão de girassol, demonstra a importância das discussões vistas nessas deficiências e a superação dos preconceitos”, complementa o assistente social da APAE, Juliano Ferreira.

Coordenador do CRAS de Guabiruba, Leandro Alfarth, afirma que o centro de referência continuará buscando maneiras criativas e eficazes de fortalecer os laços de confiança e segurança entre os usuários e a comunidade de prestadores de serviços. “Tivemos a ideia, com a equipe do CRAS, de fazer algo no dia da pessoa da deficiência (21). E com o surgimento da lei do cordão de girassol, pensamos em fazer uma parceria junto da AMA e da APAE, que é esta solenidade. Estamos gratos com a participação no evento e na entrega dos cordões, demonstrando o trabalho da Assistência Social e o apoio às entidades e famílias”, ressalta.

O Cordão de Girassol

A Lei Nacional 14.624/2023 foi recentemente promulgada oficializando o uso de fitas com desenhos de girassóis como símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas e do quebra-cabeça colorido para identificar pessoas com autismo.

Agora, o cordão se tornou um símbolo nacional que auxilia indivíduos com diversas deficiências, como autismo, TDAH, surdez, diabetes entre outras, a exercerem seus direitos legais, incluindo atendimento prioritário.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow