Cristiane Damo Bertoli, 59 anos, é mãe de dois filhos, amante da natureza, da arte e da arquitetura. Natural de Caçador (SC), reside em Brusque. Já presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Brusque (IAB) e a Fundação Logosófica de Brusque, ambas entidades abrangem o município de Guabiruba.
Em maio deste ano, a Fundação Logosófica de Brusque, que possui filiados também de Guabiruba, completa 12 anos, embora em meados de 2005 começavam a ser realizadas em Brusque as primeiras palestras que iam despertando o interesse sobre o movimento logosófico, instituído no município em 3 de maio de 2009. A data foi a escolhida pois neste dia esteve em Brusque o médico e então presidente do Conselho de Administração da Fundação Logosófica do Brasil, Valdenir Dircksen, além de outras autoridades da Fundação Logosófica.
Inicialmente, eram ministrados cursos na casa de Cristiane, em seguida em uma sala do Shopping Gracher. No fim de 2010, com um grupo maior de estudantes, a Fundação se estabeleceu no edifício Quartzo, também no Centro de Brusque.
Desde maio de 2014, a sede fica na avenida Otto Renaux, número 500, bairro São Luiz. É no local onde os estudantes filiados reúnem-se para os estudos regulares e onde são ofertados os cursos e demais atividades abertas ao público. No entanto, desde o ano passado, as atividades são virtuais por conta da pandemia da Covid-19.
“Aqui somos todos estudantes, amantes do aprender, do experimentar e do realizar. Aprendemos a cultivar nossas faculdades mentais, ou seja: pensar, observar, razonar, etc. e nossas faculdades sensíveis: amar, agradecer, perdoar, sentir, etc., sob o comando de uma vontade conscientemente dirigida. Aprendemos também a conhecer melhor nossa mente, os pensamentos que a habitam, e o melhor, a escolher aqueles que nos fazem bem e nos levarão ao caminho escolhido e eliminar os ruins, aqueles que nos perturbam e atrapalham”, declara.
Para saber mais sobre o que é logosofia, o Zeitung entrevistou Cristiane, que foi a primeira estudante de Brusque e iniciou o movimento na região com a ajuda de estudantes de outras cidades onde o movimento logosófico já era consolidado.
Guabiruba Zeitung: O que é Logosofia?
Cristiane Damo Bertoli: Logosofia é uma ciência onde pesquiso a mim mesma e cujo laboratório é a minha própria vida. Possui um método próprio que envolve o estudo e a prática do que é aprendido. Entre outros aspectos, aborda o conhecimento e melhoramento de si mesmo, aperfeiçoamento este que deve ser levado à prática onde se verificam os resultados na conduta.
GZ: No mundo, a logosofia completa 91 anos em 11 de agosto de 2021. Onde ela começou e quando veio para o Brasil?
CDB: A Logosofia foi criada pelo pensador e humanista Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, na Argentina em 1930. De lá se expandiu para o mundo, chegando ao Brasil em 1935.
GZ: De que forma as pessoas podem ter acesso à Fundação? Há algum requisito para realizar os cursos?
CDB: A Fundação Logosófica é uma entidade sem fins lucrativos que visa a superação humana. Oferece cursos gratuitos onde o interessado toma contato com os ensinamentos e preceitos logosóficos, podendo aplicá-los em sua própria vida, transformando-a. Para realizar os cursos, é necessário apenas um agendamento prévio.
Neste momento da pandemia da Covid-19, os cursos estão sendo realizados de forma virtual.
GZ: Os guabirubenses tem realizado cursos e há estudantes assíduos da cidade?
CDB: Sim, vários guabirubenses já participaram dos nossos eventos, palestras e cursos. Também temos estudantes regulares que residem em Guabiruba.
GZ: Como são os estudos na Fundação Logosófica?
CDB: Os estudos acontecem seguindo um planejamento anual, realizado pela instituição e pautado nos preceitos logosóficos de superação humana. Estuda-se a bibliografia recomendada, realizam-se pesquisas sobre o tema e os grupos se reúnem para trocarem compreensões com objetivo de somarem o aprendizado de uns e outros e chegarem a conclusões superiores.
Em inúmeras atividades, tanto internas quanto externas, nossa Escola promove o movimento interno, em cada participante, que o leva a pensar em si mesmo, em sua colocação perante os outros e principalmente perante o Universo. Os resultados obtidos não são vistos a olhos físicos, mas com os olhos do coração, dos sentimentos e da consciência, que vai sendo despertada nesta imensa jornada que é nossa experiência de vida.
GZ: O que as pessoas procuram quando chegam as portas da Fundação?
CDB: As buscas individuais são muitas, mas em resumo, as pessoas buscam a Fundação para compreender a vida, conhecer a si mesmos e auxiliar a humanidade.
GZ: Que outros aspectos são importantes destacar?
CDB: Importante destacar as realizações que cada estudante vai promovendo em sua própria vida. Hoje se realizam Simpósios e Congressos de Logosofia, onde se pode verificar o avanço desta ciência tão nobre. Outro fato importante é que todos os colaboradores são voluntários. Não existe remuneração dentro da instituição, e os cursos são gratuitos. Ali se vai para vivenciar o bem pelo próprio bem.
Nossa gratidão ao autor da obra, Gonzalez Pecotche, não tem dimensão possível de expressar, a não ser a de levar adiante seus conhecimentos, que estão disponíveis de forma gratuita a todos que quiserem acessá-los, inclusive os livros podem ser baixados gratuitamente no site logosofia.org.br.
Também gostaria de compartilhar um ensinamento do autor da Logosofia: “O homem deverá empenhar seus melhores esforços e energias em buscar a si mesmo. Saberá prevenir-se contra o engano das aparências para conhecer-se tal como em realidade é. Encontrar-se-á na humildade de seu coração, na inocência de sua alma, na pureza de seu espírito, e daí, com a mente limpa e resplandecente, experimentará as excelências inefáveis da vida superior”.
Para mais informações sobre Logosofia
Site: logosofia.org.br
Instagram: fundacao_logosofica_de_brusque
Facebook: logosofia.brusque
E-mail: logosofia.brusque@gmail.com.br
WhatsApp: (47) 9 9909-2129
Endereço: Avenida Otto Renaux, 500, bairro São Luiz, Brusque (SC)