Crédito: Grazielle Guimarães/Guabiruba Zeitung

De volta às atividades legislativas, os vereadores guabirubenses receberam na sessão desta terça-feira, 6, a visita da comitiva alemã do programa de 50 parcerias para o clima. O prefeito Matias Kohler esteve na ocasião e falou sobre a relevância do programa para Guabiruba.

“É um momento importante de crescimento para o município e para o projeto, eu não considerava uma questão tão importante para nossa cidade mas hoje vejo que nós temos que aproveitar as oportunidades, pois é algo simples que reflete em muito a qualidade de vida do nosso planeta”, salientou o prefeito.
O Técnico de Construção da cidade de Karlsdorf-Neuthard, Alemanha, Benjamin Ziefuss, fez uma explanação sobre o trabalho desenvolvido em seu município, além de apresentar a construção de uma creche construída com o menor impacto possível ao meio ambiente. Ziefuss também apresentou sua cidade que surpreendeu aos vereadores pela limpeza e organização.

Após apresentação os parlamentares puderam usar a tribuna. O vereador suplente Valdeci Gomes Ferreira (PP), o Boiadeiro, ocupará a cadeira de Paulo Ricardo Gums por 30 dias. A troca faz parte de um acordo entre a coligação, na qual há uma rotatividade dos suplentes por 30 dias no plenário.

- Publicidade i -

Rosita Kohler, Valdeci Gomes Ferreira, Vilmar Gums e Felipe Eilert dos Santos parabenizaram a explanação do alemão Benjamin Ziefuss e salientaram sobre a importância de medidas protetivas ao meio ambiente. Os parlamentares também ressaltaram a diferença cultural que há entre Brasil e Alemanha.

“É um assunto que muitos talvez não deem tanto valor, nos preocupamos com tantas coisas e esquecemos que é o futuro dos nossos filhos e as futuras gerações é que vão sofrer as consequências. Precisamos mudar a cultura e educação do nosso país e isso só vai acontecer com muita dedicação e esforço por parte da comunidade e poder público”, afirmou Felipe Eilert dos Santos.

Jaime Luiz Nuss usou seu espaço na tribuna para relembrar aos vereadores que a cobrança das taxas de água e lixo do município sejam separadas. O líder do governo, Cristiano Kormann, afirmou que é padrão a cobrança ser feita de forma unificada. Nuss salientou que vai averiguar a legalidade desta cobrança e que é importante que seja feito de forma separada pois nem sempre os cidadão podem pagar as duas taxas de uma única vez.

FUMTURG aprovado
Os vereadores rejeitaram a emenda ao artigo 8° do projeto, de autoria de Jaime Luiz Nuss, que solicitava que as decisões em relação ao fundo passassem pela câmara e não também por decreto do prefeito. Harri Westarb Neto se absteve da votação e quatro parlamentares votaram contra e três a favor.

Já a emenda ao artigo 6° do projeto, de autoria de Felipe Eilert dos Santos, que solicita que o executivo envie ao legislativo relatórios das movimentações financeiras do fundo foi aprovado, com um voto contrário de Waldemiro Dalbosco e oito favoráveis.
O projeto que cria o Fundo Municipal de Turismo de Guabiruba (FUMTURG), de n° 20/2019 foi aprovado com a emenda ao artigo 6° por unanimidade.

Por: Grazielle Guimarães / jornalismo@guabirubazeitung.com.br

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow