O mês de dezembro chegou e junto com ele o clima natalino que tomou conta de Guabiruba. Luzes, músicas, Papai Noel e o temido Pelznickel foram as figuras mais esperadas do desfile de Natal Mágico da cidade. Crianças e adultos tomaram conta das calçadas na rua Brusque na noite deste sábado (2) para prestigiar e se encantar com a magia do Natal.
Com a presença do grande público, o evento iniciou com a fala do prefeito Valmir Zirke, que agradeceu a presença dos guabirubenses e dos demais presentes que prestigiaram por mais um ano o desfile de Natal. Além de Zirke, estiveram presentes vereadores, secretários, diretores e representantes das mais diversas entidades da região.
Após a abertura, o desfile, que teve a participação de 24 grupos inscritos em 2023, a rua central recebeu a Fundação Cultural de Guabiruba que iniciou a magia do desfile da época mais especial do ano. Pela avenida, passaram grupos formados por escolas, associações do município, universidades e entidades que espalharam alegria e diversão.
O clima festivo era muito aguardado por Anastácia Ferreira, de 72 anos. Natural de Santo Ângelo, a Gaúcha levou sua própria cadeira de praia e desde cedo garantiu um lugar especial para assistir o desfile.
“Garanti meu lugarzinho aqui porque não queria perder nada. Não é a primeira vez que assisto e eu espero ansiosamente todos os anos esse momento. É muito especial estar aqui com meus filhos, meus netos e toda a família. Porque o Natal é isso, é o momento de celebrar a vida e aproveitar os bons momentos ao lado da família. É reunir todos com muito amor e alegria para que possamos continuar fortalecendo nossos laços e criando memórias especiais juntos”, disse emocionada.
O mais aguardado pelo público, era, claro, o temido Pelznickel. Barbas longas, chupetas penduradas nos chifres, chicotes batendo ao chão, sinos tocando e correntes barulhentas: esses eram os sinais de que eles estavam chegando. E não demorou muito para que eles tomassem conta da avenida e a tensão tomasse conta de grande parte da criançada.
Junto do “Papai Noel do Mato”, grupos como a Associação Artística Cultural São Pedro, o Clube de Veículos Antigos e o Grupo de Escoteiros Dragões da Montanha também fizeram um grande desfile com apresentações e gritos de guerra. Além de exibirem suas relíquias enfeitadas para o Natal, como é o caso do clube de carros antigos.
Após toda a festa na avenida, o desfile encerrou com uma linda queima de fogos. E para fechar a noite mágica de Natal em Guabiruba, a Banda Musical da Polícia Militar de Santa Catarina se apresentou no palco principal, tocando os principais hinos natalinos, bem como grandes músicas brasileiras.
Programação natalina
Como de costume, neste ano a programação natalina de Guabiruba está recheada de atrações. Desde a sexta-feira (1), acontece o Festival Delícias de Natal. Com feira de artesanato, gastronomia e música ao vivo, o evento acontece ao lado da Prefeitura de Guabiruba e segue até este domingo (3), das 16h às 21h.
Já na próxima quarta-feira (6), acontece o tradicional desfile de São Nicolau, a partir das 19h, nas ruas da cidade.
Na sexta-feira (8), a casa do Pelznickel abre as portas para receber o público. Localizada na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, a Terra do “Papai Noel do Mato” estará aberta às sextas, sábados e domingo das 19h às 23h. Já aos domingos, das 17h às 21h.
Ainda no dia 12 haverá o Concerto com a Orquestra Municipal de Guabiruba e seus demais convidados. Além disso, às 19h, havera a Santa Missa da Igreja Matriz Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no Centro.
Se aproximando de 25 de dezembro, o tradicional desfile do Presépio Vivo acontece no dia 23. Pelas ruas da cidade, o desfile inicia às 20h. A previsão do trajeto é que inicie na rua Guabiruba Sul, próximo da capela São João, e siga sentido Imigrante até a rotula do Maibaum. A partir daí o grupo se destine ao Centro, passe pela rua 10 de junho e faça o contorno na rotatória do Pomerânia-Aymoré para retornar a Guabiruba Sul via 10 de Junho.
E para fechar a programação, no dia 24 acontecerá o desfile do Pelznickel. A partir das 14h, o grupo de “Papai Noel do Mato” sairá da Pelznickelplatz para percorrer as ruas do bairro Imigrantes e São Pedro.
Confira galeria de fotos: