A web série documental “150 Anos da Imigração Italiana em Guabiruba” foi ao ar na última sexta-feira (8), em um canal próprio no YouTube. Os espectadores podem encontrá-la digitando @ImigracaoItalianaGuabiruba na plataforma. Essa é a primeira série sobre a imigração italiana no Vale do Itajaí-Mirim.
A publicação ocorreu um dia após o evento de lançamento que também marcou a abertura oficial das comemorações do sesquicentenário da imigração tanto no município como em Santa Catarina.
A exibição pública aconteceu na Câmara de Vereadores de Guabiruba para uma plateia de aproximadamente 100 pessoas, entre elas autoridades, representantes da comissão estadual para a celebração dos 150 anos da imigração no estado, entrevistados da série, equipe técnica e pessoas da comunidade em geral.
Dividido em oito episódios, o documentário aborda diferentes temas como o contexto da imigração, a chegada e instalação dos colonizadores no Lageado Alto em Guabiruba (SC), arquitetura, alimentação, religiosidade, idioma e as ações para manter essa cultura viva nos dias atuais.
A concepção do projeto é de Amilton Stedile, um grande entusiasta da cultura de origem tirolesa em Guabiruba. Entre os entrevistados estão o pesquisador e escritor Padre Eder Claudio Celva, a reitora da Unifebe e historiadora Rosemari Glatz e vários descendentes de italianos.
A equipe técnica tem a jornalista Giselle Zambiazzi no roteiro, entrevistas, direção e edição, Andrei Müller na assessoria de projeto e a Griô Filmes na captação de imagens e edição. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Fundação Cultural de Guabiruba.
A série tem classificação livre e o acesso é gratuito. Nos próximos dias, serão publicadas as playlists com recursos de acessibilidade como LIBRAS, legenda e audiodescrição.
Acesse este link para assistir.