Ao chegar no meu destino, dona Dete me esperava na varanda. Notei que no ambiente da casa o clima natalino já estava no ar. Decorada com lindas flores, a sala estava pronta para a entrevista, e na mesa o famoso Pão de Natal: o protagonista da visita.
Bernadete Schlindwein, ou Dete Cozinheira, como é conhecida, tem 66 anos, é casada com Euclides Schlindwein, mãe de Bernardo (in memorian) e Geandro e avó de quatro netos. Desde nova, Dete é envolvida com a cozinha.
Sua história como cozinheira profissional iniciou há aproximadamente 28 anos, quando foi convidada para auxiliar na cozinha de um casamento na Sociedade Guabirubense. Desde lá, ela tomou gosto e foi se tornando uma cozinheira cada vez mais conhecida e admirada. Sua primeira experiência como chefe das cozinheiras foi há 20 anos em uma festa de comunhão. Dete diz que, no começo, é difícil ser a chefe, pois há muita responsabilidade envolvida em montar o cardápio conforme o gosto do cliente, comprar os ingredientes e fazer um belo banquete no dia do evento.
Ela estima já ter cozinhado para mais de cem eventos como casamentos, comunhões, aniversários e festas de igreja. Em sua trajetória também está inserida a experiência como merendeira. Bernadete já fez a merenda para centenas de alunos por cinco anos na escola Professor João Boos e por 15 na escola Professor Arthur Wippel.
O Pão de Natal
Em 2010, ela foi convidada a participar de um curso culinário ministrado por Francisca Petermann (dona Chica) e Renate Wegner, da antiga Panificadora Wegner, que passaram alguns meses na Alemanha aprendendo a gastronomia do país. O curso teve duração de dois meses e Dete pôde aprender as mais gostosas receitas natalinas. Dentre elas está o Pão de Natal, em alemão Weihnachtsbrot, prato de reconhecimento da cozinheira em Guabiruba.
Guabiruba possui uma cidadã que fabrica o Pão de Natal e se orgulha do que faz. “Eu amo cozinhar. Eu poderia viver em função disso”, diz dona Dete, que aprendeu a receita num curso há dez anos e apenas fazia para a família nas ceias de Natal.
Há três anos surgiu a ideia de colocar os pães à venda. “Só em 2018 eu cheguei a vender mais de 300 pães na semana do Natal. Eu começava de manhã cedo e ficava até às 11h da noite fazendo os pães. Era um entra e sai de clientes na minha casa e todos eles satisfeitos”, conta alegre dona Dete.
Confira a receita do famoso Pão de Natal. Tente fazer na sua casa e envie a foto para nós no Instagram @guabiruba_zeitung ou no Facebook Jornal Guabiruba Zeitung.
PÃO DE NATAL – DETE SCHLINDWEIN
4 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
1 xícara de margarina
3 xícaras de trigo
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de frutas cristalizadas
1 xícara de uvas passas
8 cerejas picadas
½ xícara de conhaque ou rum
1 xícara de castanhas ou nozes picadas
Glaçúcar para decoração
MODO DE PREPARO
1- Bater os ovos, açúcar, margarina, leite, trigo, fermento e conhaque ou rum.
2- Desligar a batedeira e acrescentar as frutas cristalizadas, cerejas, uvas passas e castanhas ou nozes.
3- Pré-aquecer o forno em 200 graus por 30 minutos.
4- Depois de assado, retirar o pão do forno e colocar em cima glaçúcar e frutas cristalizadas para decorar.
Deve ser um pão muito gostoso parabéns Dna Dete
Obrigada pela receita.