Dona Trude lançou nas mídias sociais sua primeira campanha eleitoral. Com o humor que lhe é peculiar, a icônica personagem de Guabiruba (SC) apresenta, por meio de vídeos, posts e outros materiais gráficos produzidos especialmente para a disputa das eleições municipais, propostas de ação em diferentes áreas. As postagens iniciaram no último sábado, 26.
“Ela quer aproveitar a oportunidade do pleito municipal para compartilhar ideias para a Cultura, a Educação, a Saúde, os Esportes, o Turismo, o Meio Ambiente, entre outras áreas, tudo bem ao seu estilo brincalhão”, explica a atriz Jenifer Schlindwein, há três anos intérprete de Dona Trude, protagonista do espetáculo teatral Escutaqui (2017), e que após a temporada de estreia da peça – uma reverência à tradição e à cultura guabirubense assinada por Vitor Hochsprung -, conquistou destaque por suas aparições solo no teatro e pela condução ao vivo de um programa de rádio, no qual, sempre afiadíssima, comenta aspectos do dia a dia da cidade.
Os desdobramentos e a repercussão positiva do trabalho junto aos seus conterrâneos e, por extensão, plateias de outros municípios do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que também se identificaram com Dona Trude e não raras vezes a aplaudiram, inspiraram Jenifer a ampliar ainda mais os horizontes da personagem.
“Essa iniciativa tem cunho humorístico e crítico. As pautas dos vídeos e dos demais materiais tratam de temas emergentes. Todos têm um fundamento, um porquê, uma crítica social, porém, procuramos passar esses conteúdos sempre com leveza e criatividade, para instigar a reflexão”, diz a artista.
E por falar em temas a refletir, uma das bandeiras de Dona Trude será o empoderamento da mulher na política. Para isso, os produtores da campanha parodiaram as famosas peças de propaganda que usavam como slogan a frase “We can do it!” (Nós podemos fazer isso) nos Estados Unidos da década de 1940.
“Sem deixar de ser entretenimento, as sátiras criadas em torno da Trude candidata buscam incentivar a participação feminina na política e as pessoas em geral a pensarem antes de votar, a não negociarem essa importante decisão, que é única e intransferível, porque o poder de todos nós, o povo, está no voto”, afirma Jenifer.
A atriz ressalta que a campanha de Dona Trude é uma idealização artística sem qualquer viés político-partidário. As cores, o número de urna e toda a arte gráfica do projeto foram pensados, segundo Jenifer, de forma totalmente fictícia. O cronograma de postagens seguirá o calendário eleitoral real, mas não restringirão a candidatura de Trude ao Poder Executivo (para prefeita) ou ao Legislativo (para vereadora): “Ela é definida apenas como candidata, porque não queremos nos limitar ao ambiente político original e, assim, explorar o lúdico e o campo imaginário do teatro”, esclarece.
Para os que já são fãs e entusiastas, fica a dica: Trude planeja esquentar a campanha com uma “cucarreata”, evento no qual promete distribuir aos seguidores sua comida típica preferida: a tradicional cuca alemã. “Vai ter jingle, bandeira, folclore local e, como não poderia faltar, muitas frases de efeito”, adianta Jenifer.
Para apoiar Dona Trude em sua mais nova empreitada, siga @donatrude no Instagram e curta a página dela em facebook.com/donatrude. No Youtube, inscreva-se no canal Dona Trude.
Obrigada Guabiruba Zeitung pelo espaço e matéria!