Em 2019, a Professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner, residente do bairro São Pedro de Guabiruba, realizou com a turma do GT6 – Pré escola do SESI Escola – Educação Infantil, o Projeto Amigos da Horta. Neste projeto, foi trabalhado todos os processos da horta (plantio, cuidado, observação e colheita), bem como atividades contextualizadas ao cultivo.
Segundo a educadora, o projeto tinha como ponto central as crianças. “Nesse sentido, o projeto enfatizou o protagonismo infantil, a aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade, pois a partir das experiências vivenciadas na horta, as crianças realizavam atividades de matemática, de letramento, escrita, arte e de culinária”, enfatiza.

Além das atividades realizadas, outro aspecto importante trabalhado, foi a interação, cooperação, respeito, empatia e trabalho em equipe, pois o projeto proporcionou a integração das crianças do GT6 com os outros Grupos de Trabalho do SESI Escola – Educação Infantil, como também com o Primeiro Ano do Ensino Fundamental, e inclusive, com APAE de Brusque/SC. Assim sendo, no projeto foi trabalhado todos com campos de experiências estabelecidos na Base Nacional Curricular Comum, tendo como base a Abordagem Pedagógica de Reggio Emilia.
Em novembro de 2019, o Projeto Amigos da Horta teve apoio da Supervisora Ana Cristina Joenck para ser submetido no Prêmio Professor Transformador, promovido pela BETT Educar, que visa valorizar o trabalho dos professores cujos projetos educacionais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, contemplem a equidade e transformem a escola em ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.
Em fevereiro de 2020, saiu o resultado que o projeto ficou entre os 350 selecionados de 1270 inscritos. E ontem, dia 17 de março de 2020, foi divulgado que o Projeto Amigos da Horta ficou classificado entre os três finalistas na última etapa, e está concorrendo ao primeiro lugar na categoria de Educação Infantil.
“Algo importante a ser destacado, que este projeto é o único de Santa Catarina, considerando todas as categorias. Segundo informações da Organização BETT Educar, este resultado iria sair em abril, porém devido aos últimos acontecimentos, foi antecipado”, salienta Graziela.
Já a divulgação dos projetos vencedores e a classificação final acontecerá na Cerimônia de Premiação BETT Educar 2020, que está programada para ser realizada em São Paulo, no dia 12 de maio de 2020. Conforme o cenário atual do país, a organização estará entrando em contato para confirmar mais informações em breve.