Entre esta terça-feira, 14, e quarta-feira 15 de julho, foi a final do prêmio nacional Professor Transformador, no qual a guabirubense Graziela Boaszczyk Dalcastagner concorreu na categoria Educação Infantil. A premiação foi online e a educadora ficou em segundo lugar.

Os encontros tiveram como foco o professor e as potentes abordagens humanas, que ajudam a superar crises. Foram abordados temas como autocuidado e stress, pedagogia da emergência e a alegria na educação. Além da apresentação dos 12 projetos educacionais selecionados pelo Prêmio. 

Graziela desenvolveu o Projeto Amigos da Horta em 2019, com a turma do GT6 da Pré escola do SESI de Educação Infantil. Neste trabalho, foram desenvolvidos todos os processos da horta, plantio, cuidado, observação e colheita, bem como atividades contextualizadas ao cultivo.

- Publicidade i -

De acordo com a educadora, as atividades tinham como ponto central as crianças. “Nesse sentido, o projeto enfatizou o protagonismo infantil, a aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade, pois a partir das experiências vivenciadas na horta, as crianças realizavam atividades de matemática, letramento, escrita, arte e de culinária”, enfatizou.

Um dos aspectos importantes do projeto é a interação dos estudantes do GT6 com outros grupos de trabalho do SESI Escola, como os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental além da APAE de Brusque, trabalhando assim os campos de experiências estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular, tendo como base a Abordagem Pedagógica de Reggio Emilia, exigindo dos alunos o desenvolvimento da cooperação, respeito, empatia e trabalho em equipe.

O Projeto Amigos da Horta teve apoio da supervisora Ana Cristina Joenck para ser submetido no Prêmio Professor Transformador, promovido pela BETT Educar, que visa valorizar o trabalho dos professores cujos projetos educacionais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, contemplem a equidade e transformem a escola em um ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.

“Algo importante é que este projeto é o único de Santa Catarina considerando todas as categorias. Segundo informações da Organização BETT Educar”, salienta Graziela.

Edição 2020

Também durante as apresentações dos dias 14 e 15 de julho foi aberto o edital para a segunda edição do prêmio que ocorrerá em 2020. Professores de todo o Brasil podem participar. “Outros educadores também podem se inscrever trazendo mais visibilidade para a educação da nossa cidade e região de Brusque e Guabiruba”, finaliza Graziela.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow