Guabiruba conta com mais de 8,1 mil residências, aproximadamente 900 pontos de comércio e mais de 170 indústrias.  Em todos esses locais são produzidos resíduos, que precisam de destinação correta. Essa sempre foi uma preocupação do Poder Público Municipal, que em dezembro de 2019, implantou a Coleta Seletiva no município, por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI. 

De lá para cá, são recolhidos mais de cinco toneladas por ano de resíduos convencionais e aproximadamente 550 mil quilos de resíduos recicláveis. Para o diretor de Meio Ambiente e responsável pela coleta seletiva da cidade, Aloncio Schirmer, os guabirubenses estão de parabéns pela separação dos materiais. “Temos uma média de 10% de materiais recicláveis no município. A cidade produz bastante resíduos e esta é uma boa média, mas ainda precisamos evoluir bastante, pensar no meio ambiente e nas próximas gerações. Já temos municípios da região com índice de 40%. Se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar significativamente nosso percentual”, destaca. 

- Publicidade i -

Em 2022, a prefeitura distribuiu 140 mil sacos amarelos, para o descarte do resíduo reciclável, o que representa um investimento de R$ 93,8 mil. Para facilitar a coleta em todos os bairros também foram adquiridas 30 lixeiras comunitárias, distribuídas em pontos estratégicos. O investimento foi de R$ 14.8 mil. Mais 20 lixeiras comunitárias devem ser implantadas ainda este ano.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Bruna Ebele, destinando corretamente os resíduos conseguimos a redução dos impactos negativos ao meio ambiente causados pelo descarte incorreto, como a poluição do solo, água e ar. “O investimento na coleta adequada dos resíduos e a educação ambiental devem ser contínuos, assim a valorização dos resíduos poderá ser feita de maneira adequada. A coleta seletiva é de extrema importância para que os resíduos possam ser reciclados e/ou reaproveitados, diminuindo assim a exploração dos recursos naturais e aumentando a vida útil dos aterros sanitários”, explica. 

Destinação correta

Localizada na rua Independência, no centro de Guabiruba, a estação de Transbordo é o local temporário dos resíduos convencionais e recicláveis coletados em Guabiruba. Dalí os resíduos são enviados para o destino correto, no Parque Girassol, na cidade de Timbó (SC). 

O Parque é uma unidade de educação ambiental e valorização de resíduos, com mais de 450 mil m² de área, para realizar serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), gestão ambiental, tecnologia, inovação, cultura, turismo e educação ambiental, por meio de uma ação conjunta entre os 15 municípios consorciados ao CIMVI.

A busca pelo desenvolvimento sustentável regional mudou o entendimento a respeito do tratamento dos resíduos. Então o local que antes era conhecido por ser apenas o aterro sanitário de disposição final de resíduos, passou por uma reestruturação, se transformando em um parque multifuncional”, ressalta o prefeito Valmir Zirke.

A Prefeitura de Guabiruba, em parceria com a Câmara de Vereadores da cidade, promove periodicamente campanhas nas escolas para incentivar as crianças e as famílias a fazerem a Coleta Seletiva. Para o presidente do Legislativo, Waldemiro Dalbosco, é importante que todos abracem a ideia, para termos um futuro mais sustentável. “A união dos poderes Legislativo e Executivo nestas ações da Coleta Seletiva é importante, pois cuidar do meio ambiente é uma necessidade urgente e conscientizando as famílias através das crianças, temos certeza que vamos melhorar ainda mais a quantidade de material reciclável separada pelos munícipes”, completa.

Em Guabiruba, os resíduos coletados ficam na Estação de Transbordo (local temporário) e posteriormente são levados para o destino correto, no Parque Girassol, na cidade de Timbó (SC). 

 

Arte da Campanha educativa realizada pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores 

 

Precisa descartar algum material? Veja como fazer: 

 Colchão ou móveis – levar na Estação de Transbordo, localizada na rua Independência, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h. 

Eletroeletrônicos: levar no Ecoponto, na rua Paulo Kormann, Centro, anexo à Secretaria de Obras. Atendimento 24 horas.

Lâmpadas queimadas: levar no ponto de coleta localizado na recepção da Prefeitura, em parceria com a Reciclus, que  fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h.

 

Confira os horários de recolhimento de resíduo comum

Segunda – Quarta – Sexta

Manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta, Guabiruba Sul (da capelinha até a igreja)
Tarde (início às 13h): Guabiruba Sul (igreja até Imigrantes), São Pedro (Geral, Alsácia, Lorena e Holstein)

Terça – Quinta – Sábado

Manhã (início às 5h): Centro, Guabiruba Sul, Imigrantes

Tarde (início às 13h): Centro (Dez de Junho), Aymoré, Pomerânia. 

 

Veja os horários de recolhimento de resíduo reciclável

Segunda-feira

Manhã (início às 5h): Centro, Imigrantes
Tarde (início às 13h): Aymoré, Pomerânia, Centro

Terça-feira

Manhã (início às 5h): Lageado Baixo, Lageado Alto, Planície Alta, Guabiruba Sul (da capelinha até a igreja)

Tarde (início às 13h): Guabiruba Sul (igreja até Imigrantes), São Pedro (Geral, Alsácia, Lorena e Holstein)

Atenção: Lembre-se de acondicionar corretamente os materiais em sacos bem fechados.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow