Crédito: Grazielle Guimarães / Guabiruba Zeitung

Desde os 14 anos, Jaime Luiz Nuss, hoje com 55 anos, já exercia atividades políticas através de campanhas e apoio a candidatos do seu atual partido, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O filho de Aniberto Nuss e Leonita Erthal Nuss (já falecida), viveu em uma família com quatro irmãos e estudou até o segundo grau, mas não chegou a completar a série. É casado com Ilhana Maria Kohler Nuss, com quem tem uma filha, Ariane Kohler Nuss.

O 5º entrevistado da série de entrevistas com os vereadores guabirubenses já atuou nos setores de confecção e imobiliário. Está em seu terceiro mandato no Legislativo e busca uma chance no Executivo, já nas próximas eleições.

- Publicidade i -

Guabiruba Zeitung: Quem é Jaime Luiz Nuss?
Jaime Nuss: Sou uma pessoa determinada, que vai à luta pelas pessoas e principalmente para ver o município cada vez melhor e tenho minha família em primeiro lugar em tudo. Desde muito jovem fui envolvido com o esporte amador, pois sempre gostei muito de jogar futebol, por isso em outubro de 1978 me tornei sócio fundador do Clube Esportivo 10 de Junho e desde sempre gostei de participar das coisas da comunidade. Quando minha filha ainda estudava na escola João Boos, fui vice-presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da escola, também já fui mesário em várias eleições, no bairro Aymoré.

GZ: Por que decidiu entrar na política?
JN: Com 14 anos ainda não votava, mas já participava das campanhas políticas em nosso município, apoiando candidatos a prefeito e vereador, sempre do meu partido atual, o MDB. A entrada na vida política foi meio por acaso, em 1995 era presidente do Clube Esportivo 10 de Junho, em uma reunião da diretoria se fez presente um deputado, prometendo recursos para a construção de uma nova sede para o clube, inclusive com um anteprojeto da nova sede. Perguntei o que era preciso para obter os recursos desta sede, ele me falou pra eu me filiar ao partido.

Em 1996, fui convidado para ser candidato a vereador, naquela época consegui me eleger com 312 votos. No ano de 2005, segundo mandato do ex-prefeito Orides Kormann, ele me convidou para assumir a Diretoria de Indústria e Comércio.

Em 2009, no terceiro mandato do ex-prefeito Orides, ele me convidou para ser secretário de administração e finanças. Em 2012 e 2016, fui candidato novamente como vereador e me elegi nas duas vezes.

GZ: Qual sua avaliação da gestão Matias & Zirke até agora?
JN: Como vereador posso sentir na população uma certa insatisfação junto à administração municipal. A grande maioria das obras, principalmente estradas e calçadas, a própria população pagou. Outra parte das obras foram financiados com prazo entre 10 a 20 anos para pagar.

GZ: Qual o maior desafio em ser vereador de oposição?
JN: Temos uma ótima relação com todos os vereadores, oposição e situação, a democracia permite as discussões de ideias diferentes.

GZ: O que você acredita ser prioridade em Guabiruba atualmente?
JN: Podemos elencar várias prioridades para a nossa cidade, dentre elas, o trânsito. Com o grande crescimento do nosso município, vejo que precisamos melhorar a mobilidade urbana, pois cada vez temos mais habitantes e não temos estradas para suportar esse avanço. Acho importante a implementação de ciclofaixas em todo nosso município.

Ainda sobre esta área temos que achar soluções para o Centro da cidade, pois nosso comércio está com dificuldades, com a mão única as pessoas não circulam mais no Centro.
Na saúde, precisa ser melhorado o atendimento com os pacientes e agilizar os exames, pois muitos esperam meses, ou até anos, para conseguirem fazer os exames que precisam, tudo isso seja nas Unidades Básicas de Saúde, como na Policlínica. A população também se queixa muito sobre a distribuição dos remédios.

Na educação, a prioridade seria valorizar sempre mais os nossos funcionários públicos, principalmente os professores da rede municipal, inclusive com melhores salários.

GZ: Você pretende continuar na política? Legislativo ou Executivo?
JN: Com certeza tenho a intenção de continuar a participar da vida política em nosso município. Quem sabe em uma próxima eleição serei candidato a vice ou a prefeito de nossa cidade.

GZ: Quais seriam seus planos e objetivos fora da política?
JN: Não consigo me imaginar fora da política, por isso meus planos para o futuro é continuar participando da vida pública em Guabiruba, sempre com o propósito de trabalhar para o bem-estar da população.

Por: Grazielle Guimarães / jornalismo@guabirubazeitung.com.br

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow