Entrevista: Jair Antônio Brambila

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Jair Antônio Brambila, 49 anos, nasceu em Vidal Ramos e cresceu envolvido com agricultura e criação de animais. Em 1997, por conta de uma queda na produção e o amor por uma jovem que morava em Guabiruba, decidiu vir morar na cidade, trabalhando inicialmente na Contabilidade Mosimann.

Em 2014, Jair foi convidado pela gestão Matias e Zirke para assumir a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O secretário é casado com Roseli Brambila, com quem tem uma filha: Bianca Cristina.

Guabiruba Zeitung: Quais as principais ações desde que assumiu a pasta?

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Jair Brambila: Uma das principais ações é o trabalho sério que a gente procura fazer sempre da melhor forma possível, usando o conhecimento na área em prol da cidade, essa seria nossa principal ação, pois qualquer pasta necessita de um líder que tenha conhecimento no ramo.

Nós pegamos Guabiruba com muitos problemas de alagamentos, decorrentes da chuva de verão, além de desbarrancamentos. Tínhamos graves problemas na Cristalina, pois a cada verão era necessário fechar toda a estrada por causa dos barrancos que caiam. O acesso ao bairro Legado Alto, próximo à estação de tratamento de água, também era um trecho estreito, com grande dificuldade de acesso, principalmente por caminhões, transporte escolar e já em 2014 alargamos estes dois trechos.

No Gaspar Alto também tínhamos problemas com barreiras, realizamos um trabalho preventivo que se estendeu a toda cidade. Instalamos galerias em vários pontos, com bueiros que eram subdimensionado. Na época em que assumimos nós tínhamos 72 pontes de madeira espalhadas pela cidade, hoje temos apenas 35. A gente foi eliminando as pontes de madeira pois elas têm um tempo de manutenção muito curto, em que você tem que estar refazendo a cada quatro ou cinco anos, muitas vezes em um período até menor, dependendo do fluxo de veículo.

Em Guabiruba, praticamente todas as vias tem um grande volume de caminhões, então fizemos um forte trabalho substituindo pontes de madeira por pontes de concreto. Nós trabalhamos muito com galerias, pois a ponte pré-montada é muito cara. Isso nós fizemos através de pesquisas em toda a região, buscando formas possíveis de baratear esses processos. Outra grande ação foram as pavimentações em parceria. 

GZ: Quais as principais ações de 2019?

JB: Em 2019  executamos 11 ruas através do programa de pavimentação em parceria, que segue a média do que nós fazemos anualmente com o programa, além das que fazemos com recurso próprio da prefeitura. Em 2019 foram quatro vias. Vale destacar que a parceria da comunidade é só com as calçadas, por isso que vias grandes que ligam Guabiruba a outros municípios são impossibilitadas de serem realizadas através do programa.

Outro trabalho forte foram os consertos de aproximadamente 60 vias. Também tivemos um grande volume de drenagem e implantação de tubulações, trabalho que é realizado antes da pavimentação, pois não é possível pavimentar uma rua sem antes realizar um serviço de drenagem eficiente. Foram mais de 14 mil metros de tubos de drenagem espalhados por toda a cidade, superando a média anual da secretaria. Com o projeto Avançar Cidades, que está em execução em diversas vias do município, estamos pavimentando a rua Antônio Fischer, no Centro, entre outras vias do bairro Lageado Baixo, esse volume passou para 20,5 mil metros de tubulação. 

Em 2019, incluímos mais algumas galerias no município, substituindo uma ponte de madeira na rua Marcos Habitzreuter, no bairro São Pedro, foram quase R$ 70 mil investidos. Na rua Alfredo Fuckner, bairro Lageado Baixo, emendamos uma galeria que era curta, através do programa Avançar Cidades, foram investidos cerca de R$ 6 mil. Na rua Expedicionário Arnoldo Baron tínhamos um problema em uma tubulação que sempre acarretava em alagamentos na via, então incluímos 32 peças de galerias, que custaram quase R$ 65 mil. As vias do Holstein também já estão passando por pavimentação e ainda realizaremos um trabalho contra alagamentos na rua Miguel Dietrich. 

GZ: Quais ações a Secretaria de Obras já começou entre janeiro e fevereiro?

JB: Nós viemos de um ritmo bastante acelerado em 2019 e esse ano não será diferente. Em 2020, iniciamos os processos de drenagem, instalação de tubulações, pavimentações em parceria. As que foram iniciadas em 2019 nós já finalizamos e iniciamos novas vias. Finalizamos a Pomerânia, Pedro Keller, que estavam em andamento e começamos a pavimentação na rua Lorena, além das vias no Lageado Baixo, através do Avançar Cidades, a Antônio Fischer, que tivemos alguns problemas por causa da chuva, além de recuperação de pontes.

As principais vias que estamos trabalhando com o Avançar Cidades é a Antonio Fischer, no bairro São Pedro, na Alfredo Fuckner, Cristina Fuckner, José Schramm, Otávio Ebel e Arnoldo Baron, todas no bairro Lageado Baixo e também a rua Lorena. 

A Secretaria também é responsável pelas obras do Transbordo de Lixo. Estamos fazendo a cerca. Também vamos fazer uma drenagem na extensão da rua São Pedro para o Transbordo e logo instalaremos uma rede de energia para iluminar o local.

GZ: Quais são as metas da pasta para 2020?

JB: Finalizaremos as vias da Pomerânia. A rua Holstein e Cristiano Albrecht já estão prontas para receber a pavimentação. A rua Lorena também receberá pavimentação já no início de 2020. A Alsácia deve passar pelo processo de drenagem e pavimentação.

GZ: Qual a expectativa para o último ano do governo?

JB: A expectativa é muito boa, se conseguirmos realizar os trabalhos conforme programado e o clima colaborar como em 2019, com certeza conseguiremos cumprir com vários projetos. Eu elencaria o projeto da revitalização do bairro Aymoré, na rua Carlos Boos e o bairro Guabiruba Sul, como duas obras de maior volume que executaremos em 2020. Todos os projetos estão aprovados, alinhados, com os recursos disponíveis, então nossa expectativa é boa, apesar de ser um ano eleitoral, devido alguns limites que nós temos.

GZ: Qual o maior desafio de ser secretário de Obras?

JB: Eu colocaria duas situações. A falta de mão de obra, na qual a gente tem um desafio muito grande de encontrar pessoas qualificadas e realmente comprometidas com o  trabalho. 

Lidar com interesses público-privado também é difícil, mas estamos conseguindo conduzir com tranquilidade. A Secretaria de Planejamento e o próprio prefeito e vice fazem um trabalho pessoal nessa linha indo até as casas e explicando todo o projeto. 

Sempre conseguimos chegar num consenso, apesar de ter alguns que são mais resistentes. Um exemplo é a rua São Pedro em que a gente precisou remover mais de 20 muros, todos com dificuldade de negociação. Mas nessa área de relacionamento sempre conseguimos chegar num acordo.

GZ: Que legado você quer deixar para a Secretaria de Obras?

JB: Acredito que meu legado será as obras que foram executadas de forma correta e bem feita. Em toda ação que fazemos procuramos executar da melhor forma possível, para que daqui a alguns anos não dê problema, porque a nossa marca fica.

Eu tenho diversas obras que estão com o meu nome nas placas. São cerca de sete placas com meu nome em obras que foram executadas, por isso acredito que meu nome vai ficar para sempre.

Além da honestidade, que procuramos sempre trabalhar direito com o dinheiro público, aplicá-lo de forma correta, pois você tem o poder de duplicar o recurso dependendo da forma que usá-lo. Nós trabalhamos muito em parceria, que possibilita fazer o dobro do que daria inicialmente.

GZ: Tem planos de continuar na administração pública?

JB: Esta decisão não depende só de mim e sim de como as coisas devem ocorrer, quem será o prefeito, porque mesmo que continue o mesmo grupo partidário o novo prefeito pode fazer algumas mudanças e a gente entende isso. O que importa é que a melhor decisão para a cidade seja tomada. 

Saiba as competências da Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Realizar a execução, por administração direta ou indireta, das obras públicas, abrangendo construções, reformas, abertura e manutenção de vias públicas, execução de obras de pavimentação, construção civil, drenagem, pavimentação e calçamento, manutenção e preservação de fundos de vale, execução da limpeza pública, manutenção da iluminação pública em parceria com a empresa distribuidora de energia elétrica, o controle operacional de frota de máquinas, equipamentos e veículos pesados, construção e conservação de praças e logradouros destinados ao lazer e cultura, manutenção, conservação e limpeza de locais públicos, e outras atividades correlatas.

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