Imagem: Arquivo Pessoal

Natural de São Paulo, Marcello Palmerio Sturba, 52 anos, mora atualmente no bairro Jardim Maluche, em Brusque, mas empreendeu e expandiu seu negócio para Guabiruba, trazendo para a cidade a KNN Idiomas há cerca de um ano e meio. A escola está localizada na Rua 10 de Junho, n° 98, Centro da cidade.

O empresário é engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em fazendas de gado de leite e lavouras em geral, atuando por dez anos em táxi aéreo nas empresas Luma e Helimarte.

Em 2010, iniciou plantio de hortaliças em sítio próprio. Em 2014, com a filha estudando na KNN idiomas Tijucas e em conversa com a diretora, foi conversar com o proprietário da marca KNN que estava dando início a expansão com vendas de franquias.  Nessa conversa, começava a desenhar-se a expansão da marca para Brusque e posteriormente para Guabiruba.

- Publicidade i -

Em 2015, Sturba deixou de trabalhar com o sítio e focou sua atuação profissional na escola de idiomas. Confira a entrevista com o empresário sobre o que o levou a expandir para Guabiruba e como tem sido o desafio nessa área de atuação com a pandemia da Covid-19.

Guabiruba Zeitung: Que aspectos foram decisivos para a vinda da KNN para Guabiruba?

Marcello Palmerio Sturba: Vi um mercado próspero com bom poder aquisitivo, com muitas empresas e perfil de pessoas com potencial e vontade de crescimento pessoal. O fator de grande engajamento no programa “menor aprendiz” é uma prova disso, onde jovens desde muito cedo iniciam suas carreiras profissionais.  Sendo de colonização majoritariamente alemã entendemos também grande o mercado para o alemão que iriamos lançar.

GZ: Como tem sido para a escola passar por esse momento de pandemia?

MPS: Como qualquer outra empresa, perdemos muitos alunos e tivemos de passar por ajustes na forma de trabalhar tanto na parte administrativa comercial como também nas aulas que passaram a ser online, inicialmente para todos, e a partir de agosto presencial acima de 14 anos e como se mantém até hoje.

GZ: Na sua visão, quais mudanças a pandemia trouxe que vieram para ficar?

MPS: As pessoas perceberam mais ainda a real possibilidade de fazer muitas coisas de forma remota pela internet. Acho que muitos hábitos poderão se modificar. Algumas profissões ainda mais marcantes que a nossa. Eu, por exemplo, não tinha o hábito de comprar pela internet, mas agora já efetuo alguns pedidos de mercadorias e fui muito feliz nessa experiência.

GZ: A variedade de curso online tem dificultado o mercado para as escolas físicas?

MPS: Nós da KNN fomos muito beneficiados nesse quesito. Tiramos aquele fantasma que as aulas online seriam nosso maior concorrente. Realmente uma parcela muito pequena, não mais que 5% preferiram as aulas online.  Por sermos um curso que se aprende rápido por ser fundamentado na conversação, os alunos aprendem mais presencialmente pela dinâmica e energia da aula e também percebemos que valorizam o convívio social.

GZ: Quais são os cursos de línguas mais procurados em Guabiruba?

MPS: Inglês em primeiro, Alemão e Espanhol.

GZ: Qual o perfil do estudante guabirubense? O que ele busca no momento de aprender um novo idioma? 

MPS: O perfil é muito variado. Temos desde alunos de 45 anos até 4 anos. Cada vez mais estão “caindo as fichas” das pessoas que o mundo não vai virar para o inglês, ele já virou.  A maioria das coisas a nossa volta é em inglês, é só reparar. Quem sabe pelo menos o mínimo se articula melhor em todos os sentidos, sites estrangeiros de compras, notícias, amizades, informações diversas, jogos, aparelhos, para a carreira em empresas, exercitar o cérebro, conexão com outras pessoas, etc, etc.

GZ: Que outros aspectos você gostaria de destacar?

MPS: Gostaria de que houvesse um apoio maior das empresas de Guabiruba, onde poderiam incentivar seus colaboradores a estudarem através desses convênios e também incentivar as pessoas a empreenderem, pois eles também um dia começaram.  Claro, que agradecemos muito aos parceiros já formados, porém a grande maioria nos fechou as portas e por consequência o estímulo aos seus colaboradores.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow