Credito Foto: Grazielle Guimarães

Em julho de 2019, Paula Maiara Bohn, 25 anos, aceitou o desafio de comandar a Fundação Cultural de Guabiruba, liderando eventos, cursos e oficinas realizados pela pasta, além de inúmeros projetos paralelos como o edital do Fundo Municipal de Cultura e o Intercâmbio Cultural Brasil e Alemanha. Moradora da Pomerânia, ela já atuava como assessora da Fundação e também havia trabalhado na recepção da Secretaria de Educação enquanto concluía o curso de Ciências Contábeis.

No fim de 2019, durante entrevista coletiva da Prefeitura, a superintendente falou sobre as principais ações realizadas durante o ano que passou e a expectativa para 2020, que já começa com surpresas aos guabirubenses na comemoração da Páscoa. 

Guabiruba Zeitung: Quais as principais ações desde que assumiu a pasta?

- Publicidade i -

Paula Bohn: Todo mundo vê a Fundação Cultural apenas nos eventos, mas temos também cursos, oficinas e inúmeros projetos desenvolvidos ao longo do ano. São mais de 600 estudantes matriculados na Fundação, somos uma escola de cultura. São 16 professores que ministram todas as oficinas que ocorrem na Fundação Cultural, além disso, temos projetos fora do prédio, como as fanfarras, por exemplo, que acontecem nas escolas, bem como as oficinas de teatro, ballet, pintura, entre várias outras.

Em 2019, tivemos eventos grandiosos como o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, que contou com a participação do ator Luciano Szafir. Tivemos a Festa da Integração, com a escolha da nova realeza, o 3° Festival Food Truck, a Stadtplatzfest que não está sob a responsabilidade da Fundação, mas nós ajudamos na organização este ano com a parceria da Associação Visite Guabiruba (AVIGUA).

Em agosto, tivemos a amostra de arte e cultura, a semana literária e artes visuais. Também abrimos o edital do Fundo Municipal de Cultura, que contemplou diversos projetos, além do intercâmbio cultural Brasil e Alemanha, com quatro guabirubenses contemplados. Tanto a Mostra de Arte e Cultura quanto o Intercâmbio Cultural foram realizados em parceria com a Secretaria de Educação.

Por fim, não poderia deixar de mencionar as decorações de Páscoa e Natal, que são tradição em nosso município, além de toda a programação natalina de Guabiruba, que contou com a parceria de diversas secretarias, principalmente com a Obras. 

O Natal em nossa cidade vai além do Desfile tradicional e da decoração, temos a Pelznickelplatz, a Germano Licht Nacht, além das escolas que desenvolvem individualmente suas apresentações. É realmente um calendário grandioso.

GZ: Quais as principais metas para 2020?

PB: Nosso calendário está bem cheio em 2020, já temos algumas datas fechadas, só estamos adequando com o calendário da Igreja para que não haja conflito entre os eventos. 

GZ: Algum projeto prestes a ser executado no início de 2020?

PB: O edital do Fundo Municipal de Cultura deve ser aberto já em fevereiro para dar tempo dos proponentes realizarem o projeto e aplicarem no município. Temos também a Páscoa, como em 2020 não teremos o espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre estamos preparando uma surpresa para esta época.

GZ: Podemos saber uma pequena prévia do que deve acontecer na Páscoa?

PB: O que posso dizer é que teremos a Orquestra Municipal envolvida. 

GZ: Qual a expectativa para o último ano do governo?

PB: Eu entrei na Fundação na metade do ano, foi uma mega oportunidade de estar à frente da pasta. 2020 realmente será um fechamento de ciclo, o coração está apertado, mas a expectativa é muito grande e estamos muito felizes.
A cada fim de espetáculo, desfile ou evento, ficamos realizados, porque é um trabalho que envolve todo nosso coração, então, quando a gente vê o resultado final, é algo muito gratificante, nosso coração se enche de alegria.  É um trabalho bem intenso, mas que vale muito a pena no final.

GZ: Você tem planos de continuar na administração pública?

PB: Ainda não parei para pensar nisso, estou tão envolvida com os projetos que não parei para pensar. 

Prévia do calendário 2020 da Fundação Cultural
Março: Conferência Municipal de Cultura e Festa Italiana
Maio: Semana Literária
Junho: Festa da Integração, Concurso Realeza na Festa da Integração e Alvorada do aniversário de Guabiruba
Julho: Festival de FoodTruck e Stadplatzfest
Agosto: Mostra de Arte e Cultura
Setembro: Semana das Artes Visuais
Novembro: Magia do Ballet e Espetáculo da Companhia Musical com a Orquestra
Dezembro: Desfile de Natal, Tenda Natalina e PelznickelPlatz

Saiba quais as competências da pasta

É competência da Fundação Cultural incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística no município, atuando com a oferta de cursos, produzindo eventos e articulando ações entre os artistas, agentes e produtores culturais. As linguagens artísticas abrangentes da FCG são: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Dança, Artesanato, Literatura, História e Preservação (patrimônio material e imaterial), Arquivo Histórico, Fotografia, Memória e Biblioteconomia. A Fundação também é responsável por manter e administrar a Biblioteca Pública Municipal “Prefeito Henrique Dirschnabel”, o Arquivo Histórico de Guabiruba e outros órgãos que vierem a ser criados na área cultural.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow