Fotos: David T Silva

 

O público superou a expectativa dos organizadores do Giornata Al Museu – Edição Natalina, realizado neste sábado (5), no bairro Lageado Alto. Durante todo o dia, ficou aberta a visitação ao museu e Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francisco Celva. 

No período da tarde, a programação iniciou às 16h, com a tradicional missa na Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição. A celebração contou com músicas italianas e após a benção, o grupo de alunos de italiano da Fundação Cultural apresentou uma canção. 

- Publicidade i -

Na sequência, já no salão paroquial, foi a vez do Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente e do cantor Valmir Bertotti, de Nova Trento, encantarem o público “enquanto a nona terminava de preparar o café”. 

Para a cozinheira Sandra Peterman e a aposentada Ilhani Baron – Baixinha, ambas descendentes de alemão, o evento foi muito bom. “Eu adorei! Gostei da missa, das apresentações e do café. Gostei de tudo! Minha cunhada e meu irmão participam aqui da comunidade. Por isso, acompanho a cultura italiana daqui”, contou Sandra, que mora no bairro Guabiruba Sul. 

Ilhani explica que leu no jornal sobre o evento e chamou a amiga para ir com ela. “Muito bom o evento, também gostei de tudo”, afirma. 

Segundo a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, é uma alegria celebrar o Natal com diversas ações nos meses de novembro e dezembro. “Hoje aqui na comunidade italiana nós pudemos reunir um pouco da gastronomia, da cultura, do patrimônio histórico e do turismo religioso. Tentamos englobar da melhor forma toda a cultura, trazendo esse aspecto de comunidade, de fortalecimento e afeto. Por isso, muitas atrações culturais foram envolvidas no Giornata Al Museu”, ressalta. 

Mais de 100 pessoas prestigiaram a programação do primeiro evento realizado na comunidade após o início da pandemia. Para Jenifer, a expectativa foi atingida. “Estamos muito felizes com a receptividade do público. É isso que importa, as pessoas saírem felizes dessas experiências”, frisa

O evento fez parte da programação do Natal Mágico, realizado pela Prefeitura de Guabiruba, e contou com apoio da Associação Cultural Italiana de GuabirubaACIG e do Conselho Pastoral da Comunidade – CPC. 

O Museu 

Amarildo Celva, que faz parte da diretoria do museu, contou que é realizado um trabalho de catalogação das peças em exposição, para que futuramente o local permaneça aberto para visitação do público, já que atualmente só recebe visitantes em ocasiões especiais, como no evento deste sábado. “Acreditamos que no ano que vem a gente consiga colocar isso em prática”, ressalta. 

Quem visita o museu pode conferir fotografias, móveis, utensílios de cozinha, rádios e ferramentas antigas, entre outras peças que foram utilizadas na comunidade ou adquiridas especialmente para serem expostas no local. 

“Temos um pouco de tudo. O nosso museu ainda não está totalmente pronto. Temos muitas peças que não estão catalogadas e precisamos fazer isso para que as pessoas tenham informação sobre cada uma”, completa o diretor. 

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow