Você atende como gostaria de ser atendido? Como você, colaborador ou gestor, quer ser visto pelo seu cliente/paciente? E como deseja que ele veja a sua empresa? Como fazer o cliente/paciente ter uma experiência diferente? Esses e demais questionamentos fizeram parte da palestra ‘Excelência no atendimento: alcançando um novo passo a cada dia’, promovida pelo Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) na noite de terça-feira, 5 de novembro.
O evento gratuito, realizado no Teatro de Azambuja, contou com a presença de cerca de cem pessoas, que atuam nas mais variadas áreas da saúde, e nas empresas integrantes do Núcleo, que prestigiaram a palestra ministrada pelo Mestre em Farmácia-Bioquímica e MBA em Gestão Empresarial, Leandro Gustavo Martins.
Ações no dia a dia
Na oportunidade o especialista apresentou algumas ferramentas para o grupo, com exemplos nacionais e internacionais, do que o mercado está solicitando para as empresas atualmente.
Além disso, trouxe os principais perfis de clientes/pacientes, a importância de as empresas conhecerem seu público-alvo, a necessidade de oferecerem condições de atendimento diferenciadas para crianças, idosos e deficientes, além da importância de fidelizar clientes para que, a partir das experiências positivas eles possam por si só divulgar os serviços prestados.
“Hoje, na área da saúde, o cliente/paciente busca uma empresa ou instituição que ele acredita para ser atendido. E se ele não acredita e confiar na empresa, ele não irá”, completou.
Outro aspecto abordado por Martins foi sobre a busca pelo relacionamento com o cliente/paciente com um atendimento mais humanizado, considerado um dos principais fatores da busca pela excelência.
“O paciente é compartilhado em todas as áreas, desde os laboratórios onde ele vai fazer um exame, nos consultórios médicos, nos hospitais, em outras clínicas de saúde, então o atendimento em todo esse processo precisa ser feito com qualidade e ser parecido, com um contato mais próximo, entendendo a sua real necessidade, orientando-o, e não necessariamente apenas oferecendo o serviço em saúde em si”, comentou.
Além disso, o especialista também reforçou o papel dos colaboradores na prestação dos serviços, em especial os que lidam diretamente com o público. “Hoje os funcionários precisam sempre lembrar que eles são a própria empresa, e que eles também têm o papel fundamental de identificar pequenos problemas ou obstáculos no dia a dia que podem ser resolvidos de formas simples e oportunizar melhores formas de acolher esse cliente. E este colaborador é o primeiro elo da cadeia de negócios, responsável tanto por ‘encantar’ como ‘desencantar’”, frisou.
Por fim o palestrante elogiou a iniciativa do Núcleo de Saúde da ACIBr que, por meio da palestra gratuita pode oportunizar a mais profissionais o acesso à capacitação. “Essas palestras são muito importantes, pois sabemos que hoje nem todas as empresas conseguem enviar seus colaboradores para congressos, por exemplo. E dessa forma conseguimos atingir um maior número de pessoas. Esperamos que todos possam refletir sobre o que aqui foi passado e tentar aplicar as boas práticas no dia a dia”, comentou o palestrante.
Qualidade de atendimento e de vida
Esta foi a segunda palestra promovida pelo Núcleo de Saúde, e de acordo com o coordenador, Evandro Roza a proposta vai ao encontro de alguns dos objetivos do grupo. “Precisamos sempre inovar. Essa é uma das ações que o Núcleo promove e com essas palestras os profissionais da saúde começam a ter visibilidade, se atualizam e visam sempre a melhoria nos atendimentos prestados. Esperamos que isso tudo reflita na qualidade de vida da população. Brusque é uma cidade voltada para isso e ao integrarmos uma entidade como a ACIBr buscamos promover ações que estejam dentro do nível de trabalho e credibilidade da entidade”, comentou. Para 2020 outras palestras deverão ser promovidas pelo Núcleo.
Saiba mais
Formado por laboratórios, hospitais, clínicas médicas e de fisioterapia, o Núcleo de Saúde é uma remodelação do Núcleo de Laboratórios da ACIBr, que existia desde 2006. Em 2018 o grupo passou a pensar na expansão de suas atividades, com a integração de outras empresas da área da saúde. Em 20 de fevereiro de 2019 foi realizada a primeira reunião do Núcleo de Saúde e definida a coordenação do mesmo.
O Núcleo tem como objetivo a representatividade, melhoria na gestão nas empresas e capacitações, negociações em conjunto, ações de mercado, troca de ideias e experiências acerca de necessidades de temas em comum.
Empresas da área que desejam integrar o Núcleo devem entrar em contato com a ACIBr. Mais informações: (47) 3351-3811.