O final de semana em Guabiruba contou com a realização da festa de São José, na Comunidade São Cristóvão, bairro Aymoré. Centenas de pessoas participaram dos festejos no sábado (19), marcados pela fé e alegria do público.
“Foi surpresa para todos nós, não esperávamos tanto sucesso. Ficamos extremamente felizes. Cuca, bolo, cachorro quente e até cerveja. Tudo terminou. A comida do jantar sobrou um pouco e estava tão boa, que algumas pessoas até compraram marmita pra levar pra casa e garantir o almoço do outro dia. O que percebemos era a alegria das pessoas de novamente poderem sentar e conversar, brincar na roda da fortuna e poder mostrar novamente o sorriso sem máscara”, avalia o coordenador do CPC da comunidade, Marcos Antônio Schweigert.
De acordo com ele, a Festa de São José deste ano foi uma grande confraternização de pessoas, principalmente dos idosos, que sentiram mais o distanciamento imposto pela pandemia nos últimos meses. “Foi um momento também de pedirmos a São José, que do alto do morro continue olhando pela nossa cidade e intercedendo pelo nosso povo e pelas nossas famílias”, acrescenta.
A bênção no Morro São José foi realizada pelo pároco, Pe. Marilton Nuss e contou com a presença do prefeito Valmir Zirke, do presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Kormann, da comissão organizadora e de dois seminaristas do Convento Sagrado Coração de Jesus, de Brusque.
Antes do jantar no salão foi realizada a missa na Igreja.
O público
O casal Leandro Chiquechope e Morgana Silva foi jantar com a filha Helena (10 meses) e garantiu uma cuca. “Eu deixei reservada para garantir”, conta ela. “As festas aqui são muito boas. É uma felicidade voltarem as festas e Brusque não tem muita coisa, então viemos para Guabiruba”, emenda Leandro. O casal também planeja comprar ingressos para o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre.
O cozinheiro Paulo Panca e a mulher Marlete reuniram familiares e amigos para o jantar. “Meu irmão mora aqui e participa do Terço dos Homens, então sempre que tem alguma programação nós viemos. Aqui é tudo muito organizado, limpo e a comida boa. O que faz a gente vir é isso”, ressalta. “Graças a Deus estão voltando os eventos”, acrescenta ela. O casal mora em Brusque.
A irmã de Paulo, Maria Lucia Cipriano, diz que não perde uma festa na cidade. “Sábado passado nós estávamos na La Bella Polenta no Lageado Alto e também estava ótimo. É muito bom reencontrar os amigos, ainda mais com essa pandemia que deu e não vimos mais ninguém. Agora estamos de cara limpa (sem máscara)”, comemora.
Este foi o primeiro ano que Vanessa Hang Wippel trabalhou como voluntária da festa. Ela foi uma das responsáveis pela entrega de cucas e bolos. “Eu não imaginava que vinha tanta gente. O pessoal da comunidade é muito ativo. Aqui é muito cultural participar das festas de igreja. Esse ano, ainda não é festa, é um jantar, mas estamos muito felizes”, conta.