A Fundação Cultural de Guabiruba está com vagas abertas para oficina de Capoeira. As aulas são gratuitas e podem participar crianças e adultos.
Os interessados podem realizar a inscrição pelo link: https://forms.gle/FL6LmWzjEJj2U5kv9
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Sua prática trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, e proporciona criatividade e liberdade de movimentos.
Hoje a Capoeira é registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio imaterial, mas nem sempre foi contemplada desta forma. Ela nasceu no Brasil no século XVI, meados de 1500, a partir dos negros escravizados. Atualmente, a medicina confirma que o esporte é benéfico para a saúde, auxiliando na melhora do condicionamento físico e emocional.
Conforme explica Elivelton Reichert, Assessor da Fundação Cultural de Guabiruba, essa é a primeira vez que a oficina ocorre na Fundação Cultural e favorece principalmente a diversidade cultural, o contato com diferentes etnias e principalmente desenvolve o trabalho em conjunto.
“Muito importante depois do período de pandemia, em que passamos a maior parte do tempo isolados e de pouco contato com as pessoas. Os resultados da oficina estão sendo muito positivos, tanto que mês a mês novos integrantes compõem a roda, o que nos deixa motivados a trazer cada vez mais as diferentes expressões e manifestações culturais que existem em nosso município”, destaca.
Confira onde e quando acontecem as aulas
Segunda-feira
Local: Escola Cesário Régis (Bairro Lageado Baixo)
Horário: 18h30 às 19h30
Quinta-feira
Local: Fundação Cultural (Centro)
Horário: 18h40 às 17h40
Conheça mais sobre a oficina no link https://www.youtube.com/watch?v=iWq-Xao6mvk