A 13ª edição da Pelznickelplatz, evento que celebra a tradição do Pelznickel em Guabiruba, teve início na sexta-feira (12), em novo local, o Parque Municipal Vereador Érico Vicentini.
A Sociedade do Pelznickel, responsável pela organização, realizou um ato simbólico para marcar a abertura. Dona Eliana Schaefer, proprietária da casa que sediou a Pelznickelplatz nas edições anteriores, entregou a chama da tradição ao São Nicolau. Em seguida, ele e os membros da Sociedade inauguraram o Caminho da Tradição.
O público pôde então iniciar o percurso, que inclui a oportunidade de escrever pedidos de Natal, interagir com São Nicolau e as Christkindl, visitar o Presépio Vivo, chegar à casa da Oma para um café, conversar com os Sackmann e, por fim, encontrar os Pelznickels.
A estrutura do evento foi transferida para o Parque Municipal, resultando em uma área de convivência ampliada. No local, os visitantes encontraram um Mercado de Natal, uma nova praça gastronômica e espaço de recreação infantil. A programação musical da noite de abertura contou com as apresentações de Alemão em Canto, Eutunico e Camelos de Belém – Terno de Reis.
A realização da 13ª Pelznickelplatz se dá por meio do Ministério da Cultura e Sociedade do Pelznickel, via Lei Rouanet.
Movimentação e Repercussão
Segundo Jocimar Fischer, vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, o primeiro dia de evento recebeu aproximadamente 1.100 pessoas.
“A gente não imaginava receber um público tão grande na data de hoje. A praça de alimentação está cheia, mesmo com um espaço muito maior do que o que nós tínhamos anteriormente, também pelo fato de ser a primeira noite do evento aqui. Muitas pessoas comentaram que ficaram impressionados com o que viram hoje. Ficamos muito felizes com a noite de abertura”, comentou Fischer.
Entre os visitantes, Glaucia Grignani e o marido André Alves de Andrade, moradores de Guabiruba, levaram os filhos Henrique e Natalia.
“Nós visitamos a Pelznickelplatz há muitos anos e aqui ficou bem maior. É uma grande novidade, a gente adorou todos os detalhes, o caminho, o percurso, a estrutura está muito boa. Está tudo muito lindo mesmo”, relataram.
O filho, Henrique, de 6 anos, também expressou sua satisfação: “Eu adoro, eu tenho um amigo Pelznickel. Foi o que eu mais gostei de visitar”, disse.
Visita Especial
Antes da abertura oficial para o público, 35 alunos, 20 profissionais e 6 familiares da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Guabiruba visitaram a Pelznickelplatz.
A diretora da associação, Leidi Daiani Comper Habitzreuter, relatou a experiência. “Todos amaram, ficou tudo muito lindo, fomos extremamente bem recebidos e nos sentimos realmente especiais. Sabemos do amor com que cada um dos personagens desempenham os seus papéis. Poder proporcionar este momento para os nossos alunos não tem preço. Estamos nos sentindo extremamente orgulhosos e honrados em ter sido os primeiros a visitar, ficamos emocionados. Agradecemos imensamente a oportunidade e já nos convidamos para os próximos anos”, afirmou.
Programação e Ingressos
A Pelznickelplatz continuará aberta neste e no próximo fim de semana.
- A área de convivência tem entrada gratuita.
- A visita ao Caminho da Tradição tem ingressos à venda por R$ 13 (antecipado) ou R$ 15 (na bilheteria).
Veja as fotos do primeiro dia:

![[GALERIA] 13ª Pelznickelplatz é aberta em novo endereço](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Pelznickelplatz-2025-9-750x1000.jpg)


![[GALERIA] Sociedade do Pelznickel inaugura nova sede e celebra 20 anos de tradição](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/IMG_9615-350x250.jpg)

![[GALERIA] 13ª Pelznickelplatz é aberta em novo endereço](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Pelznickelplatz-2025-9-350x250.jpg)



![[VÍDEO] Homem tenta incendiar estátua da Havan na madrugada desta terça-feira](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/estatua-havan-120x86.jpg)
