Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba – CDL está atenta às mudanças e novidades do mercado econômico. O que não é diferente com o Cadastro Positivo – banco de dados com histórico de pagamentos realizados pelos consumidores.
O processo de adesão ao Cadastro iniciou em 2013. No início, os interessados solicitavam a participação no banco de dados. Em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma Lei fazendo com que todos os consumidores fizessem parte do Cadastro Positivo. Para sair, é necessário solicitar o descadastramento aos birôs de crédito.
A Lei passou a vigorar em julho, quando todos os bancos e grandes varejos começaram a informar os históricos de pagamento dos seus clientes aos birôs de crédito. Na prática, ainda há muitas dúvidas, principalmente dos consumidores, sobre o Cadastro.
Por isso, agentes comerciais das Câmaras de Dirigentes Lojistas, gestores de entidades e representantes comerciais da FCDL/SC reuniram-se na sede da instituição para o primeiro Encontro Estadual de Comerciais de CDLs de 2020.
O evento, realizado em 31 de janeiro, contou com a presença de mais de 130 pessoas de diversas regiões do Estado, entre elas a CDL Guabiruba.
“O evento foi extremamente produtivo. Participamos de palestras muito boas na área de vendas e recebemos grandes esclarecimentos sobre os novos produtos e serviços oferecidos pelo SPC, como também foram esclarecidas muitas dúvidas sobre o Cadastro Positivo”, conta o gestor comercial da CDL Guabiruba, Luciano Eduardo.
De acordo com ele, com o Cadastro Positivo se espera que diminua 43% na Inadimplência, além de um aumento de 88% nas compras a crédito. “O Cadastro vai fazer com que o consumidor compre mais a crédito e pague mais em dia, para assim poder ter uma Nota de Crédito alta e cobrar do Banco ou lojas juros de financiamento mais baixos”, detalha o gestor.
O evento
O presidente da Federação, Ivan Tauffer, destacou durante a abertura do encontro a importância do Cadastro Positivo, tema central do evento. “A implantação de um novo relacionamento entre empresários e consumidores incentiva a redução da inadimplência, estimulando o pagamento das contas sem atraso. Por isso, essa ferramenta vem para somar nos comerciais de nossas CDLs”, explica Ivan.
A Federação convidou o gerente de Produtos do SPC Brasil, Michel Felix e o diretor de Segurança da Informação do SPC Brasil, Ricardo Almeida, que apresentaram as novidades da ferramenta e esclareceram dúvidas dos participantes. A partir de agora, os produtos do Cadastro Positivo já podem ser testados dentro do Sistema de Proteção ao Crédito – SISPC, até 28 de fevereiro.
A programação contou ainda com a apresentação dos números e produtos do SPC, conduzida pelo coordenador de TI e Suporte, Deoclides Quevedo e pelo gerente comercial, Valdemir Manoel da Silva, ambos da FCDL/SC.
Durante o encontro, a palestrante Marieli Camilo também falou sobre Mentalidade Produtiva. Já Juliana Prim explicou como vender mais e melhor.
Fique por dentro
O que entra no Cadastro Positivo ?
Estão inclusos Parcelamentos Financeiro, Cartão de Crédito, Contas Mensais (água, energia elétrica e telefone), Cartão Private Label (como lojas que vendem no Crediário Próprio).
O que não entra no Cadastro Positivo?
Saldo de conta corrente, compras feitas em dinheiro e informações pessoais (como religião, sexo e cor).