Na noite de quinta-feira (11), foi realizada a cerimônia de formatura dos participantes dos cursos de Tecelão e Costureira, realizados ao longo de 2025. A solenidade, que diplomou onze novos profissionais, aconteceu às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.
A iniciativa dos cursos foi da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Guabiruba, em parceria com o SENAC e o SENAI, visando suprir a carência de mão de obra qualificada no município. Ao todo, foram dez formandos no curso de tecelão e uma aluna no curso de costura, todos recebendo seus certificados das mãos dos representantes presentes.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Valmir Zirke e o vice-prefeito Cledson Kormann. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Felipe Pereira, os vereadores Anderson Luiz Cavichioli, Carlos Henrique Graf da Silva, Eduarda Schweigert e Osmar Vicentini Filho, a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Clausia Regina Boos, e a diretora de Indústria e Comércio, Maria Eduarda Schlindwein.
Durante o evento, a empresa Santa Rosa Malhas recebeu uma homenagem por fazer parte do projeto, cedendo o espaço para a realização dos estudos.
Oportunidade e Qualificação
Representando o Senai, Rosani Pereira Marcarini destacou a relevância do certificado para a trajetória profissional dos formandos. “Fazer parte disso hoje, para o Senai, é muito importante. Quando a gente fala que esse certificado tem muito peso, ele tem mesmo. Essas 160 horas já validam parte do curso técnico, para quem quer dar continuidade. O primeiro passo já foi dado”, disse.

Anderson Luiz Cavichioli, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, lembrou que a iniciativa partiu de uma necessidade da comunidade empresarial. “É uma semente que foi plantada há um tempo, dentro do núcleo de empresários. Hoje a gente não precisa pesquisar muito para saber que o município tem uma carência de mão de obra muito grande. Algumas ações que o poder público pode fazer para auxiliar nesse sentido é justamente ofertar capacitações e cursos profissionalizantes, para que a gente possa formar essa mão de obra, que muito provavelmente será absorvida pelas empresas aqui da nossa cidade”, explicou Cavichioli.
O vice-prefeito de Guabiruba, Cledson Kormann, celebrou o resultado. “É um momento de comemorar essa iniciativa que foi tomada não só graças ao município, mas também Senac, Senai e as indústrias”, completou.
O prefeito Valmir Zirke reforçou a dificuldade de encontrar profissionais no mercado. “Nós percebemos isso também na administração municipal, é uma grande dificuldade quando precisa contratar alguém”, afirmou. Ele também deixou um recado especial aos recém-formados, enfatizando o valor da qualificação obtida. “Vocês estão muito cotados. Pode ter certeza que lá fora vai ter empresário esperando vocês e oferecendo mais para entrar na empresa dele, com todo esse conhecimento”, disse Zirke.
O prefeito também parabenizou o trabalho realizado pela Diretora de Indústria e Comércio de Guabiruba, Maria Eduarda Schlindwein. “Ela vem fazendo um trabalho junto com os empresários, para que a gente saiba quantas empresas novas estão chegando, e sobre as empresas que estão há muitos anos na nossa cidade. Quero parabenizar essa parceria que você vem fazendo junto com a administração municipal”, destacou Zirke.



![[GALERIA] Sociedade do Pelznickel inaugura nova sede e celebra 20 anos de tradição](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/IMG_9615-350x250.jpg)





![[VÍDEO] Homem tenta incendiar estátua da Havan na madrugada desta terça-feira](https://guabirubazeitung.com.br/wp-content/uploads/2025/12/estatua-havan-120x86.jpg)


