Na última sexta-feira (12), aconteceu, na cidade de Timbó, a premiação do 1º concurso “Poetizando Meu Vale – a Cultura do Vale Europeu”, realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Participaram da competição alunos dos 4º anos do ensino fundamental, da rede pública e privada, da região. O guabirubense Emerson Fernando Alvez Luz conquistou o 2º lugar, com uma poesia sobre casa enxaimel.
Aluno da escola Professor Arthur Wippel, Emerson Fernando, tem nove anos e conta orgulhoso sobre a criação da poesia e sua conquista no concurso. “Foi muito legal participar do concurso em Timbó, eu subi no palco, li minha poesia, fiquei um pouco nervoso, porque haviam muitas pessoas na plateia. Eu comecei a ler a pouco tempo, com a ajuda da minha professora de reforço, estou muito orgulhoso. A poesia eu pensei em um dia, junto com a prô Diana. Os meus amigos da escola falavam: ‘você vai ganhar’. Foi bem legal, esse foi meu primeiro concurso ”
A professora de Emerson, Diana Damaceno Silva, explica que ele é um aluno com dificuldade na leitura e escrita, mas é excelente na memorização e aprende tudo muito rápido. Ela relembra do interesse do aluno no projeto desde o início da aplicação, “percebi que isto poderia ajudá-lo a superar suas dificuldades. No início ele se sentiu muito inseguro, mas incentivei-o e mostrei que, mesmo com a dificuldade de leitura e escrita, ele iria conseguir. Hoje, percebo como o concurso ajudou-o. Emerson é a prova viva que o aluno pode ter uma dificuldade, mas isso não quer dizer que não aprenda. ”
Diana ainda relata como foi o processo de criação da poesia, que fala sobre a Casa Enxaimel, “Ele foi criando os versos, com base no que ele tinha aprendido no projeto, apenas ia me perguntando se a escrita estava correta. Ele sabia de tudo, exatamente como eu havia ensinado. E assim ele escreveu com as palavras dele.”
“Ver o Emerson, no dia do evento, representando a escola Prof. Arthur Wippel e o município de Guabiruba me deixou muito orgulhosa. Foi um grande privilégio participar do concurso”, finaliza a professora.
Segundo a Coordenadora de Anos Iniciais da Secretaria de Educação, Raquel Regina Boos, 320 alunos do município foram inscritos no concurso. “Parabenizo o Aluno Emerson pela conquista do primeiro lugar a nível municipal e alcançar o segundo lugar a nível regional entre 12 municípios. Um aluno que superou desafios para se alfabetizar, mas o gosto pela leitura e escrita foi inspiração para criar a bela poesia. Parabéns a todos os alunos que escreveram as poesias e gratidão aos professores que orientaram estes alunos”, finaliza Raquel.
Confira a poesia de Emerson na íntegra
Encanta toda a paisagem
Feita de tijolo de madeira
É admirada pelo seu charme
É uma tradição verdadeira
Essa casa é muito bonita
É estilo Enxaimel
É feita com muito capricho
É de tirar o chapéu
É bem feita e não falta beleza
Retrata a vinda do imigrante
Que nunca acabe a tradição
Desta história tão importante
É um pedaço da Alemanha
Símbolo da imigração
Enfeita nossa linda cidade
Berço da colonização