Beleza natural é o que não falta na opinião dos turistas quando o assunto é Guabiruba. Na última sexta-feira (26) a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Turismo recebeu um grupo de visitantes vindos de diversos locais do Brasil. Eles são operadores de turismo e estiveram no município por meio do Abeta Summit, o XVIII Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que aconteceu em Timbó.
Parte da programação era destinar grupos para os municípios associados ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Com essa definição, 14 deles vieram para Guabiruba e foram guiados pelo Secretário de Turismo Andrei Müller e pelos membros da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), Ivo Leonardo Schmitz e Fernanda Rezini.
No roteiro turístico, foram visitados o museu italiano do Lageado Alto, as fábricas de chocolate, vasos e outros pontos turísticos. Para Vivi Ferreira, do Rio Grande do Norte, “Guabiruba é uma cidade que tem muito a mostrar quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura, com uma variedade de ambientes para esse segmento. Um município tão exuberante que acaba por virar um convite irresistível à descoberta para todos aqueles apaixonados por aventura.”
O secretário de Turismo Andrei Müller destaca que “Mesmo sendo um período apertado de tempo, foi buscado oferecer uma experiência diferenciada com o que há em Guabiruba através da natureza, cultura e gastronomia. E isso só foi possível graças a parceria que tivemos com Assepavi, Avigua e a Sociedade do Pelznickel. Todos foram essenciais no processo.”
Roteiro surpreende produtor de conteúdo
O visitante Abelardo Walsh, do Rio de Janeiro, conta que sempre pesquisa sobre destinos para o seu canal no YouTube, onde produz conteúdo outdoor para o Dicas de Trekking e SPOT Brasil. “Na Abeta Summit eu escolhi o meu roteiro muito focado nisso, que era a Trilha das Minas e trilha de bike assistida em Guabiruba, que por sinal achei espetacular. São locais de uma beleza cênica, mas para minha grata surpresa descobri uma cultura muito bem preservada da região, e que eu desconhecia, que é a Terra do Pelznickel, ainda hoje encontra-se viva, e servindo como um atrativo turístico da cidade”, comenta.
Segundo Walsh, outro ponto que o surpreendeu foi a fábrica de artesanato, que conseguiu preservar toda a sua história de décadas, e apresentar um acervo e um vídeo contando a trajetória da empresa familiar. Além disso, também visitou o museu da cultura italiana.
“No roteiro ainda tinha uma parada para almoço num restaurante especializado em comida alemã, e como sou muito fã dessa culinária, me senti muito feliz em provar vários pratos. O prefeito fez questão de ir na nossa mesa para nos dar boas-vindas, e pude perceber sua felicidade de nos receber. E ainda contou sobre projetos futuros sobre o turismo na região. Fomos também numa deliciosa fábrica de chocolates. Os proprietários são muito acolhedores e simpáticos” frisa o visitante.
Aberlardo acrescenta que se sentiu em casa num lugar onde é seguro de andar de bike no meio urbano. “Só tenho elogios para a cidade Guabiruba e dizer que fiquei com gostinho de quero mais”, elogiou.
Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para a Secretaria de Turismo pelo fone/WhatsApp 47 3308-3114.