Durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba deste ano, que aconteceu na última terça-feira (4), uma das principais considerações dos vereadores foi a respeito da falta de água em algumas localidades do município.
Eduarda Schweigert (MDB) destacou a falta de água frequente na rua Expedicionário Germano Schlindwein, no bairro Guabiruba Sul. “Deixei uma indicação aqui para que a gente possa ter uma reunião com eles [Guabiruba Saneamento]. Nós temos ruas que, independente se chove ou se não chove, elas não têm água”, destaca a vereadora.
Da mesma forma, o vereador Osmar Vicentini Filho (PL), trouxe o assunto ao plenário. “Estou recebendo bastante reclamações sobre a falta de água. Quem tem criança em casa, ficar dois, três dias sem água, como me passaram, acho que é complicado. Então gostaria de uma reunião ou um esclarecimento da Guabiruba Saneamento, do porquê de isso estar acontecendo, para tentar procurar uma solução. Porque sempre que chove, a comunidade do Lageado Baixo sempre é afetada e eles sempre ficam sem água”, comenta.
Em nota enviada ao jornal Guabiruba Zeitung, a concessionária Guabiruba Saneamento esclareceu as razões de algumas situações de falta de água no município, que geraram reclamações dos moradores.
Leia a nota na íntegra:
“Na região do Lageado, na semana passada, ocorreu um vazamento de grandes proporções na rede. O problema foi detectado no mesmo dia e a concessionária rapidamente efetuou o conserto.
Dias após esse vazamento, infelizmente aconteceu um incidente climático com chuvas torrenciais, que ocasionaram a obstrução completa da adutora de captação de água bruta, com paralisação do tratamento de água da ETA Lageado.
As equipes trabalharam ininterruptamente 24 horas por dia para poder restabelecer o tratamento de água, o que ocorreu a partir de segunda-feira à tarde. Contudo, da mesma forma como aconteceu no caso anterior, houve a necessidade de tempo para pressurizar o sistema.
A concessionária realizou o monitoramento via telemetria para acompanhar a normalização do abastecimento, o que aconteceu nesta terça-feira, em decorrência do consumo acima do normal no mês de janeiro, devido às altas temperaturas.
Em relação a uma possível falta de água na Rua Expedicionário Germano Schlindwein, não há histórico de registro de reclamação recente. Dessa forma, será realizado o monitoramento através da instalação de equipamento de medição de pressão, para identificar se há falta de água no local.”