A Guabiruba Saneamento iniciou as obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Central. A primeira etapa prevê a decapagem do solo e a terraplenagem, com previsão de execução de 60 dias, mantidas condições climáticas favoráveis.
De acordo com a empresa, o atual sistema tem capacidade de tratamento de 30 litros por segundo e uma reservação de 500 metros cúbicos de água. “Após concluída a obra, no final de 2024, a capacidade de tratamento será mais que o dobro da atual, com 70 litros por segundo, o que representa um aumento de 233%. A reservação terá um salto para 2.100 m³, com 320% de aumento”, explica superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini.
O próximo ano terá a construção da nova barragem para captação de água bruta, Estação de Tratamento de Água, Tratamento de Lodo, Sistema de Desinfecção, Casa de Química e Laboratório, assim como reservatório de 1.600 m³, sistema de bombeamento e 730 metros de adutora de água tratada com diâmetro de 350 mm.
“Este investimento é fundamental para o município de Guabiruba, pois proporcionará muito mais segurança e qualidade no abastecimento de água para os moradores”, avalia Guilherme.