Divulgação

 

Entre os dias 22 e 24 a capital catarinense recebeu IV Conferência Estadual de Cultura, evento sediado no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis/SC. Agentes Culturais, produtores, gestores, artistas e trabalhadores da cultura estiveram reunidos durante três dias discutindo proposições para o setor em nível estadual e nacional.

A Fundação Cultural de Guabiruba teve como representantes na etapa estadual os delegados eleitos pela Conferência Intermunicipal de Cultura, que ocorreu em 04 de setembro 2023 em Brusque, contando também com os municípios de Gaspar e Botuverá. Na delegação guabirubense para a etapa estadual estiveram Jenifer Schildwein, Elivelton Reichert e Janaina Garcia; E como observadores os representantes Gilberto Debatin Júnior e Jaqueline Jorge.

- Publicidade i -

“A Conferência Estadual de Cultura me permitiu ampliar meu olhar para pautas importantes que poucas vezes temos quando falamos de cultura em nossa região” afirma Janaina. “Costumamos enxergar mais daquilo que nos atravessa, que nos atinge de alguma forma, e quando falamos de cultura, é necessário o entendimento de que há muita coisa além do que já conhecemos. Essa Conferência me proporcionou encontros e desses encontros, um pouco de conhecimento sobre diferentes culturas e suas demandas” finaliza.

Região em Destaque

Ao todo, a Mesorregião do Vale do Itajaí elegeu 06 representantes para compor a delegação na etapa nacional da Conferência, que acontecerá em Brasília/DF, de 4 a 8 de março. Para tanto, Elivelton Reichert, representante guabirubense, foi eleito como delegado da Setorial de Artes Visuais – Design, e estará acompanhando o grupo catarinense durante a etapa nacional.

“É uma grande responsabilidade ser o porta-voz de um setor tão diverso e que tanto contribui para a cultura e o desenvolvimento do estado. É uma oportunidade que possamos levar as perspectivas da região para o governo federal e também trazer novas propostas para nosso lugar” comenta Elivelton.

Dentre as propostas apresentadas, se destacam aquelas produzidas em conjunto com participantes da região, como o fomento de um edital específico para o setor de artes visuais – contemplando residências artísticas, exposições, artistas emergentes e demais categorias relacionadas –, e a instrumentalização para o fomento da economia criativa, que tanto contribui para o desenvolvimento socioeconômico do estado e contempla as microrregiões de todo o território.

O presidente da FCC, Rafael Nogueira, ressalta que a “Conferência é de grande importância após 11 anos de intervalo” e “nos coloca como anfitriões com a responsabilidade de, a partir dela, fazer a cultura crescer em cada localidade de Santa Catarina e em todo Brasil”.

Sobre

A 4° Conferência Nacional de Cultura tem como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, e está organizada em seis eixos temáticos:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistemas Estadual e Nacional de Cultura
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais

As conferências são momentos únicos de afirmação democrática e de apontamentos para a construção de políticas públicas. Nos períodos em que são realizadas, sociedade civil e governos têm a oportunidade de mobilizar e promover encontros, além de fortalecer redes, conexões e diálogos sobre as necessidades de cada território.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow