É frequente observar as filas em frente ao cartório de Guabiruba desde que foi instaurada a pandemia do novo coronavírus. O guabirubense Guilherme Colombi ficou mais de uma hora e quinze aguardando atendimento e afirma que mais de 40 pessoas aguardavam para entrar no cartório no dia em que ele também estava no local. “Entrei em contato com o Procon, pois sei que existe um tempo máximo para a fila, mas o Procon me informou que por ser cartório, não se enquadra como comércio, então eles não podem fazer nada”, relata Colombi.
O assunto também foi abordado na Câmara de Vereadores da semana passada. Vilmar Gums (MDB) chegou a sugerir que mais um cartório se instalasse na cidade para atender a demanda. O colega Haliton Kormann (MDB) afirmou que os atendimentos não eram agendados e que muitas pessoas de outras cidades estão procurando o local, o que faz com que o atendimento demore.
Já Waldemiro Dalbosco (PP) frisou que o cartório local trouxe mais dois funcionários de Brusque para agilizar o atendimento.
O que diz o cartório
O Guabiruba Zeitung procurou o cartório para verificar a situação. A responsável, Franciane Della Giustina Moura, explicou que o aumento no tempo de espera para o atendimento se dá em virtude de a Serventia cumprir todos os procedimentos sanitários para garantir a segurança no atendimento ao público em virtude do Covid 19.
“As medidas realizadas entre um atendimento e outro incluem esterilização do local de atendimento e do material utilizado, o que aumenta o tempo entre atendimentos. Também tivemos um aumento de demanda na Serventia pelo fato dos Tabelionatos da cidade de Brusque estarem atendendo apenas por agendamento. Estamos tentando evitar adotar as medidas de agendamento para continuar prestando esse serviço essencial à população de forma que tenham a possibilidade de serem atendidos no mesmo dia”, frisou. “Aproveitamos a oportunidade para solicitar aos usuários dos serviços que respeitem o distanciamento social no momento da espera”, orientou.
O horário do cartório é das 9h às 12h e das 14h às 18h.