Por: Grazielle Guimarães
O Hospital Azambuja foi o tema central das discussões dos vereadores guabirubenses na sessão desta terça-feira, 23. O motivo seria a possibilidade da administração do Hospital estudar formas de não atender mais os guabirubenses, a não ser por urgência e emergência. Os vereadores Felipe Eilert dos Santos (PT), Haliton Teodoro Kormann (MDB), Harri Westarb Neto (DEM), Jaime Luiz Nuss (MDB) e Vilmar Gums (PSDB) assinaram uma indicação para que o prefeito Matias Kohler se reúna com o Hospital e tente chegar a um consenso, porém, a situação reafirmou que o Executivo já tem tentado negociações com o Azambuja.
O documento pede que o líder do Executivo “se digne viabilizar um repasse financeiro mensal, destinado ao Hospital Azambuja, para a manutenção da qualidade dos atendimentos da população de Guabiruba, que utilizam os serviços da referida casa hospitalar”, sem mencionar valores.
O líder da oposição, Jaime Nuss, salientou que, “a intenção dos cinco vereadores que assinaram essa indicação é fazer com que o prefeito se reúna com o Hospital Azambuja, para haver um repasse mensal que é o que a direção do Hospital está cobrando dos municípios, inclusive de Botuverá. Com essa indicação queremos colocar uma pressão em cima do prefeito, que é a função do vereador”, explica.
Já o líder do governo na Câmara, Cristiano Kormann (PP), afirma que nenhum guabirubense é atendido de graça no Azambuja e que o Executivo têm tentado uma negociação com a administração hospitalar.
“Em uma das negociações indicamos que os repasses feitos à Associação Hospitalar, realizado pelo Executivo guabirubense, fosse destinado diretamente ao Hospital Azambuja, fazendo com que a administração da entidade assumisse o nosso hospital também. Isso agradou e muito os administradores do Hospital mas não sei o motivo pelo qual não foi pra frente. O Hospital de Azambuja tem portaria para urgência e emergência, além como gestantes e outras especialidades o hospital recebe por esses atendimentos, tanto por Brusque quanto por Guabiruba e Botuverá, tendo esta portabilidade através do SUS”, salienta.
Cristiano Kormann também explicou o porquê as sobras do orçamento do Legislativo não podem ser destinadas ao Hospital nem qualquer outra entidade. “Existe muitas questões políticas envolvendo as sobras da câmara. O orçamento do Legislativo é parte do orçamento do Executivo, ou seja, todos os anos avaliamos um projeto do quanto do orçamento da prefeitura será destinado à câmara e ao final do ano, o que sobra deste recurso retorna ao Executivo por lei. Nenhum presidente da câmara tem autonomia de fazer o que quiser com o recurso que sobra da Câmara, ele retorna ao Executivo.
Waldemiro Dalbosco (PP) ressaltou que não é necessário criar qualquer tipo de pânico na população. “Não acho correto colocar essa situação de pânico na população, de que se o município não contribuir a qualidade do atendimento vai diminuir, ou até a suspensão do atendimento. Quero deixar claro para a população que o prefeito Matias nunca se negou a conversar com o Hospital de Azambuja. Outra questão que precisa ficar bem clara é que todo atendimento à população guabirubense, feito pelo Hospital Azambuja, é remunerado pelo SUS. A tabela SUS está defasada, sabemos disso, mas nenhum atendimento é gratuito, todos são remunerados”, salientou.
Ordem do dia
Aprovada Moção de Congratulações nº 21/2019, destinada à Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (ABAPO), pela passagem dos 50 anos de fundação e, tendo em vista a costumeira exposição de flores, plantas ornamentais e orquídeas em Guabiruba e região, como meio de atrair os visitantes e o turismo em geral.
Aprovada Moção de Congratulações nº 22/2019, destinada à atleta Júlia Maiara Dos Santos, pela conquista de medalha de bronze na categoria individual pela equipe de Guabiruba, e uma de ouro pela equipe catarinense, no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado entre os dias 7 a 13 de outubro de 2019, em Uberlândia, Minas Gerais, destacando o nome do município de Guabiruba a nível nacional.
Aprovada Moção de Congratulações nº 23/2019, destinada à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), pela passagem dos seus 85 anos de fundação no dia 02 de outubro de 1934.