Na última semana, toda a equipe do Hospital Imigrantes de Brusque participou de um evento de integração promovido pelo Instituto Maria Schmitt – IMAS, que desde fevereiro está à frente da gestão do hospital. Durante a quarta-feira (15) e quinta-feira (16), a programação foi dividida em quatro turnos, para que cada um dos 170 colaboradores pudesse participar.
Os grupos receberam as boas-vindas da diretora geral do hospital Fernanda Rodrigues e, logo após, foram acolhidos pelo presidente do IMAS Walmiro Charão Junior.
Além de ambientar os colaboradores com as diretrizes da nova gestão, o evento também abordou a história do Imas – sua missão, visão e valores, tratou das demandas do setor de Qualidade, Recursos Humanos, Medicina e Segurança do Trabalho e Controle de Infecção Hospitalar.
“A integração é um processo tradicional em grandes empresas. Todo colaborador novo passa por uma integração, onde é apresentado a ele a empresa como um todo, os protocolos mais importantes e as diretrizes da organização. Então, nesse processo de transição para o IMAS, a direção veio fazer uma integração pontual falando do Instituto”, ressalta a diretora.
Primeiras ações
De acordo com o presidente, nesse primeiro momento, em meio às melhorias que já estão sendo implementadas no Imigrantes, sejam elas estruturais ou de ampliação da oferta dos serviços, faz-se necessário integrar o “Jeito IMAS de ser” com a expertise dos colaboradores e as expectativas da comunidade. “Só assim atingiremos a excelência e estamos com uma grande equipe focada nesse propósito”, avalia.
Para Charão, todo empreendimento de sucesso do ser humano, até aqui foi através da inteligência colaborativa. “Ninguém faz nada sozinho e na área da saúde não é diferente. O trabalho em equipe fará a diferença, e, para isso, enfatizamos alguns pilares: a confiança, a cooperação na construção de uma história de sucesso. Pois não bastam as qualificações técnicas (hard skills) é preciso Inteligência Emocional e uma atenção especial às atitudes e aos comportamentos inerentes, que permeiam o ofício (soft skills). “Nossa Vocação é Cuidar “, por isso é importante esse alinhamento da missão, visão e valores do IMAS com os valores e o propósito de cada colaborador”, enfatiza.
Sobre os planos do IMAS para Brusque, o presidente explica que o objetivo é trabalhar a melhoria dos processos internos , implementando a qualidade na busca pela excelência e a Acreditação Hospitalar. “Dessa forma, ofertar uma prestação de serviços segura e confiável, visando melhor atender a expectativa e a experiência do paciente, comunidade e poder público”, conclui.
Os colaboradores
Para os colaboradores do Imigrantes, o momento de integração com a nova gestão do hospital foi de extrema importância para alinhar as expectativas de todos, como explica a gerente de enfermagem, Tânia Valério.
“Esse momento foi fundamental para conhecermos as particularidades da nova gestão. O que vamos manter como vinha sendo feito e o que vamos precisar nos adaptar daqui para a frente. Esse momento é muito importante, porque com a troca de gestão surgem muitas dúvidas, inseguranças e a Integração vem para acolher o colaborador, para dar segurança e transparência sobre quem é o IMAS”, ressalta.