Um incêndio destruiu completamente uma casa de madeira, por volta das 9h, desta terça-feira (20), na rua Pedro Matias Kohler, Alsácia, em Guabiruba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, (CBMSC) ao chegar no local foi constatado incêndio em uma casa de madeira de aproximadamente 49 metros quadrados de área construída. A construção estava completamente tomada pelas chamas, na fase de desenvolvimento completo do incêndio.
No terreno ao lado, existia outra residência de madeira de tamanho similar, onde o incêndio já se propagava também.
Os Bombeiros realizaram o combate direto e defensivo na lateral da residência onde iniciou o incêndio, e a defesa e resfriamento da lateral da segunda residência, que estava na fase de crescimento das chamas.
Após controlar a lateral da residência, a guarnição concentrou o combate direto na lateral da residência sinistrada, para realizar o controle e defesa do veículo que estava na garagem.
Após controlar as chamas nas duas laterais da residência sinistrada os militares concentraram os trabalhos de combate às chamas utilizando o ataque direto na área central e fundos da residência.
Foi realizada a retirada de um botijão de gás (GPL P13), do interior da cozinha, pois estava com a válvula de segurança danificada, vindo a vazar o gás remanescente em forma de maçarico, aumentando ainda mais a carga de incêndio no local.
Após o controle total das chamas e realizada a segurança das residências vizinhas, a guarnição entrou na fase de rescaldo do incêndio. Nesta etapa, houve apoio de Brusque, composto por duas viaturas.
Na fase de rescaldo a guarnição utilizou ferramentas manuais, a fim de encontrar focos ativos.
Estando o local seguro e vistoriado, os bombeiros realizaram o isolamento do local em ambas as residências, para posterior perícia por parte do CBMSC e orientação dos proprietários e moradores.
Na ocorrência, foram empregadas três viaturas, quatro Bombeiros Militares e dois comunitários e um agente da Defesa Civil. Foram utilizados aproximadamente 7 mil litros de água. A Polícia Militar também esteve no local.