Foto: David T Silva

 

Na sessão ordinária de terça-feira (22) da Câmara Guabirubense, os vereadores aproveitaram a noite para reforçar as suas indicações. Assuntos como abastecimento de água, tratamento de esgoto e infraestrutura de escolas foram levados à tribuna. Presente na plateia, o prefeito Valmir Zirke foi citado pelos parlamentares em diversos momentos. Os vereadores aproveitaram a presença para reiterar as indicações diretamente ao Chefe do Executivo.

Durante a sessão foi aprovada, por unanimidade, a Moção de Pesar nº 2/2022, pelo falecimento de Valdemiro Hoffmann (73), pai da funcionária da Câmara Municipal, Flávia Hoffmann Kormann.

- Publicidade i -

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas), abriu os pronunciamentos e agradeceu o retorno do seu questionamento sobre a falta de água no bairro São Pedro e em outras localidades, pela empresa Guabiruba Saneamentos. O parlamentar declarou não estar convencido da resposta do superintendente, Guilherme Paladini, enviada por ofício. “Não fiquei muito convicto sobre as respostas dos investimentos, mas vamos aguardar a presença dele no mês de março, que virá prestar esclarecimentos”, frisou. 

Ronaldo Kohler (MDB), também comentou sobre a necessidade de atenção sobre o abastecimento de água, exemplificando o local onde mora. “Eu moro numa rua bem lá no final (Aymoré). Raramente chega água lá”, relatou.

Reivindicações 

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) reforçou indicação da bancada do partido, que solicita esclarecimentos do Executivo sobre a cobrança do valor da taxa de expediente do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a justificativa apresentada por ela, o boleto é gerado de forma digital e não deveria ser cobrado do contribuinte.

A bancada solicita ainda esclarecimentos sobre o término da instalação elétrica na Escola João Jensen, inaugurada em 10 de junho de 2021, por questionamento de um pai da comunidade São Pedro. Em aparte, o Presidente da Casa, vereador Cristiano Kormann (Progressistas) informou que a ligação em definitivo depende da Celesc efetivar melhorias na ligação principal da rua onde fica a escola.

Por fim, Simone falou da solicitação da bancada ao Chefe do Executivo, sobre a recolocação do ponto de ônibus nas imediações do Posto de Saúde do bairro São Pedro, Segundo a vereadora, foi retirado para conserto, mas não foi recolocado.

Outros assuntos

Simone também usou a tribuna para falar de diversas situações, como a solicitação de cidadãos da rua Leo Habitzreuter sobre a limpeza das bocas de lobo. De acordo com a vereadora, os reclamantes relatam que desde a substituição da tubulação na rua, não houve mais vazão de água, além de emendas das lajotas do calçamento. Outras indicações da vereadora foram os pedidos de areiamento e patrolamento das ruas Ernesto Puhler, Cristiano Albrecht e Schwambach, no Holstein.

Ricardo José Schlindwein (Progressistas) falou das visitas aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com os colegas de partido, vereadores Waldemiro Dalbosco, Jair Francisco Kohler e Alexandre Felipe Pereira. O parlamentar ressalta que as visitas à Alesc servem para cobrar reivindicações para a cidade. 

O vereador também comentou sobre os pedidos de rotina, patrolamento e areiamento, no Lageado Baixo e Guabiruba Sul, além de pedido de caminhão pipa em diversas ruas que ainda não tem calçamento.

Ricardo ainda usou do seu tempo para lembrar dos preparativos para o espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, que teve o cadastramento de voluntários no último final de semana.”É uma satisfação muito grande. Faço parte desse evento e acabamos nos tornando uma grande família. É um trabalho muito importante para Guabiruba”, finaliza.

Alexandre comentou sobre a sinalização da rua Prefeito Carlos Boos, no Aymoré. O vereador relata que tem sido questionado sobre os espaços de estacionamento e da ciclofaixa, mas que todas essas questões do projeto foram apresentadas na audiência pública.

Saneamento

Waldemiro Dalbosco levou para a tribuna o assunto Plano de Saneamento Básico, especificamente de tratamento de esgoto na cidade. O vereador classificou como um desafio, o serviço. “Se o fornecimento de água que começamos há mais de 40 anos, ainda tem altos e baixos, imagine um tratamento de esgoto que temos de começar do zero. Mas temos de começar”, comenta. Outro grande desafio, segundo o parlamentar, é o local onde será a estação de tratamento que sugere, ao presidente da Casa, questionar a empresa sobre essa demanda, no comparecimento agendado para o mês de março.

Ensino

O presidente Cristiano falou sobre a visita na escola Rosa Rudolf Nicolete, em reunião da Associação de Pais e Professores (APP), juntamente com o prefeito Zirke e o secretário de Educação Alfred Nagel Neto, em que foram feitas reivindicações de melhorias para a unidade escolar, como projeção para o futuro a respeito da ampliação da escola e construção de quadra de esportes. “Pretendemos colocar em prática o que foi combinado com a APP da escola na Planície Alta”, garantiu.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores será realizada no dia 1º de março, às 19h. 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow