Na segunda-feira (12), o Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, encerrou as comemorações do sesquicentenário com o lançamento do livro ‘Colégio Cônsul 150 anos de história’, escrito por Celso Deucher. O livro que conta a história da instituição teve participação de Jaqueline Kühn como coordenadora de iconografia.
O evento foi realizado no anfiteatro do colégio e contou com a presença de autoridades, colaboradores e convidados. Além da apresentação do livro, a noite foi de homenagens para algumas pessoas que fazem parte da história do colégio e que ajudaram a concretizar a obra.
Foram homenageados: a professora mais antiga do Colégio, Dagmar Imianowski, ex-aluna mais antiga, Erna Jönk Weingartner, a ex-professora, Dagmar Fritsche, a superintendente da fundação Cultural de Brusque, no ato representando o prefeito de Brusque, Zane Marcos, o ex-presidente da Mantenedora, Walter Bueckman, presidente da Paróquia Bom Pastor, Ernandes Heinig, pastor Emérito, que auxiliou nas pesquisas da obra, Werner Brunken, e a reitora e presidente da gráfica Unifebe, professora Rosemari Glatz, receberam um exemplar do livro como forma de agradecimento.
A obra
A obra resgata a história da inicialmente chamada Deutsche Evangelische Schule. Fundada pelo pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki no ano de 1872. A escola transcorreu três séculos fazendo parte da história de Brusque e de Santa Catarina, sendo o educandário particular mais antigo do estado.
Para o escritor Celso Deucher, registrar a trajetória de 150 anos da instituição não foi tarefa fácil. “Houve uma grande pesquisa e escolher apenas alguns dos grandes momentos foi desafiador, mas muito enriquecedor”, conta Deucher.
O livro estará disponível para retirada das famílias dos estudantes a partir desta quarta-feira e posteriormente terá uma versão digital para toda a comunidade. O diretor do Cônsul, Otto Hermann Grimm, foi quem escreveu o prefácio da obra. “Foi com alegria que recebi o convite para prefaciar o livro, que de forma precisa, extrai e retrata a essência da história nos seus momentos determinantes desde sua fundação em 1872”, concluiu.