Luiz Moser 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000

Vice: Ivan Luiz Tridapalli

0
1345

Luiz Moser iniciou sua carreira política como vereador na 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Guabiruba entre 1989 e 1992. Nos anos de 1993 até 1996 foi vice-prefeito, na gestão de Orides Kormann e na sequência foi eleito prefeito do município nos anos de 1997 até 2000. Médico, é muito conhecido na cidade e a maioria das pessoas o conhecem do consultório.

Luiz Moser relata que quando chegou à Guabiruba, por volta de 1984, recebeu apoio para ingressar na política. “Em 1984 surgiu dois lugares possíveis para eu me mudar, dentre eles Guabiruba, e como meu irmão, o ginecologista Dr. Antônio, trabalhava em Brusque, vim para Guabiruba por influência dele. Quando vim para a cidade, o prefeito era o Guido Kormann e o vice o Valério Luiz Maffezzolli, a quem, inclusive, eu devo muito, porque no início da minha caminhada em Guabiruba eles me ajudaram, me deram uma força grande. Como eu era jovem, ingressar na política é sempre difícil, então eu tive um amparo grande e fui muito bem recepcionado por eles”, relembra Moser.

Entre as principais obras realizadas, ele cita a pavimentação asfáltica da rua Guabiruba Sul, numa extensão de 22 mil metros quadrados, dando continuidade às obras de infraestrutura para a pavimentação asfáltica de parte da rua Prefeito Carlos Boos, no bairro Aymoré. A conclusão das obras do prédio da Câmara Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guabiruba, que também abriga a Secretaria de Agricultura do Município e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

- Publicidade i -

Moser considera importante a implantação da rede de esgoto sanitário, com fossas anaeróbicas e filtros sépticos no bairro Lageado Baixo, e parte do bairro Planície e Lageado Alto. “A gente procurou trabalhar num geral, mas na época nós tínhamos uma dificuldade muito grande no bairro Lageado Baixo, com relação à captação e tratamento d’água. Nós conseguimos a implantação, naquela época através do Governador Afonso, de um sistema de abastecimento e tratamento d’água para o bairro Lageado Baixo e naquela época, eles não faziam para bairro nenhum e só para o município, e nós conseguimos, foi uma grande ação. Nós tínhamos problemas sérios de abastecimento e de saúde e a gente conseguiu também a implantação de fossa e filtro para todas as casas do Lageado Baixo e colocação de esgoto nesta região. Foi uma coisa que marcou. Mas fossa e filtro você enterra e desaparece, é algo que não fica visível, mas é muito importante”, enfatiza.

Ex-prefeito Luiz Moser na época em que comandava o Executivo guabirubense

Na sua administração, realizou a ampliação do espaço físico da Escola Municipal Arthur Wippel, Escola Reunida do Lageado Baixo e Escola Básica Anna Othília Schlindwein. Criou a “Brinquedoteca” no Centro de Educação e Recreação Infantil Tia Lenita, implementou a Escola de Educação Infantil Tia Angelika e a construção de uma quadra coberta no Colégio João Boos. Também, na área da educação, destacou-se pelo programa de alfabetização de adultos em parceria com CEA/Brusque, no atendimento odontológico nas escolas municipais, a promoção de cursos de capacitação para profissionais da educação, a distribuição gratuita de material escolar para as escolas da rede municipal de ensino e a aquisição de dois ônibus e uma Kombi para o transporte escolar, bem como, um veículo Gol para a Secretaria de Educação.

Através do Projeto Microbacias realizou a abertura de estrada para o escoamento de produtos agrícolas. Ofertou cursos profissionalizantes para a formação dos agricultores.  Incentivou o desenvolvimento à piscicultura e apicultura. Realizou o convênio com a EPAGRI/CIDASC para o atendimento à agricultura. Possibilitou a manutenção de um “Viveiro Florestal”, com a produção de plantas e de mudas frutíferas, destinadas a comunidade em geral.

Apesar de ter realizado programas de pronto atendimento na área da saúde, como o de hipertensão arterial e prevenção contra a cárie dentária, Moser afirma que, se pudesse, teria trabalhado mais pela saúde do município. “O prefeito é muito limitado pela arrecadação, eu acho que se pudesse fazer algo diferente trabalharia com mais afinco. Dei o meu melhor, mas como profissional da saúde, sempre briguei por um hospital [para Guabiruba] e eu estive várias vezes em Florianópolis e Brasília tentando recursos. O que eles alegavam é que Guabiruba é muito próximo a Brusque, então, é mais fácil trabalhar com Brusque, e eles, na verdade, não tinham dinheiro para a construção de um hospital, então, eu acho que eu brigaria mais pela saúde. Na época a gente brigou, a gente foi atrás, a gente lutou, mas sempre as principais dificuldades dos prefeitos são os recursos”, salienta.

Segundo Moser, sua administração se destacou pelos investimentos na área da saúde. “Eu diria que o meu legado foi o que a gente pôde fazer pela saúde, e o amor que a gente tem pela cidade. Trabalhamos num geral, mas principalmente na saúde. O que eu gostaria de ter feito era o que a gente fez no Lageado Baixo, em parte da Planície e no Lageado Alto, em todos os bairros. Seria muito interessante ter a possibilidade de colocar as fossas e filtros em toda Guabiruba”, afirma Moser.

Com os olhos voltados para o passado, Luiz Moser faz uma leitura crítica não só da sua administração, mas da política e do sistema burocrático como um todo. “Foi gratificante poder fazer e trabalhar por Guabiruba, trabalhar pela comunidade de um povo ordeiro e trabalhador. Decepcionante porque eu me decepcionei com o sistema político brasileiro, como um sistema muito centralizador e corrupto, temos exceções, é claro, mas a nossa política é muito suja”, afirma. 

Por esse motivo, Moser não se vê mais como líder político, porém acha importante a participação na política. “Eu sou convidado [para voltar à política] em todas as eleições, mas eu acho que outras pessoas têm que entrar, porque a política faz parte da nossa vida e eu vejo que tem muita gente boa e que pode participar. Hoje eu não penso em voltar. Eu acredito que já dei minha contribuição. Esse mês completa 36 anos que eu estou em Guabiruba, foram 36 anos da minha vida por esta cidade. Eu não sou natural [daqui], mas meu coração é guabirubense, eu gosto de Guabiruba, é a minha cidade do coração, mas no momento não voltaria [para a política], não”, reitera.

Registro de uma visita que Luiz Moser fez ao então prefeito Orides Kormann na manhã de 27 de março de 2014

Um presente para Guabiruba pelos seus 58 anos

Como médico, o presente que ele gostaria de dar ao município por seus 58 anos não poderia ser diferente: “Eu daria um hospital de alto padrão, isso seria o meu presente. E um abraço a todo guabirubense por toda gratidão e por tudo que sempre deu pra mim, pois eu tenho um amor e um carinho muito grande por Guabiruba. Eu sou guabirubense”, declara.

Biografia:

Luiz Moser, filho de José Moser e Valdemira, nasceu no dia 16 de junho de 1955, na cidade de Ascurra, Santa Catarina. Casou-se com Lenita Depin Moser com quem tem dois filhos: Luiz Gustavo e Luiz Henrique. 

Mudou-se para Guabiruba em 16 de junho de 1984. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuou como médico no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guabiruba e, logo após, engajou-se na Associação Hospitalar de Guabiruba, onde continua exercendo sua profissão como Diretor Clínico e médico atuante na cidade. 

Ainda como prefeito, Luiz Moser foi homenageado com o título de “Cidadão Honorário de Guabiruba”, em sessão solene realizada na Câmara Municipal, no dia 17 de dezembro de 1998.

Deixe uma resposta