Uma pintura simples e ao mesmo tempo delicada e harmoniosa. Assim, Wanneida Siegel, 42 anos define a técnica Bauernmalerei, inventada na Alemanha pelos agricultores que queriam dar cor e vida aos seus móveis velhos. A técnica, que imitava as pinturas dos senhores feudais, foi utilizada por Wanneida para adornar casinhas de passarinho feitas de cerâmica queimada em forno, produzidas em Guabiruba no Artesanato Dietrich.
O resultado das pinceladas livres e espessas de temas florais e animais, com traços de branco e fundo patinado, poderá ser encontrado nessa técnica de pintura que teve o propósito de deixar mais bonita a cidade.
De acordo com Wanneida, o objetivo da ação é manter a tradição alemã e assim estimular nas pessoas o carinho pelos locais em comum, incentivando-as a fazer pequenas coisas para melhorar os ambientes públicos como praças e parques. “As casinhas serão penduradas em troncos de árvores tratadas”, pontua.
Projeto contemplado pela Lei Aldir Blac
A artista conta que, por incentivo do esposo Fabiano Siegel, que também tem vínculo com a cultura local, sendo atualmente presidente da Sociedade Pelznickel, resolveu inscrever-se na Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020). A lei foi sancionada no dia 29 de junho de 2020 com o objetivo de dar suporte ao setor artístico e cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.
O projeto de Wanneida foi um dos selecionados em Guabiruba. “É muito gratificante poder ser contemplada nesse projeto, pois deixo minha arte para o município e para as pessoas que moram aqui, tornando a cidade mais linda e colorida”, ressalta ela, que adquiriu todos os produtos para a execução do projeto na cidade como forma de valorizar o comércio local.
Três paixões
Wanneida e Fabiano são pais dos gêmeos Joaquim e Wicente, de 9 anos. Ela conta que possui três grandes paixões na vida: a família, seu trabalho e a arte.
“Em primeiro lugar está minha família, em segundo meu trabalho na Drogaria Mannrich, onde atuo como gerente e lá me dedico, também com amor, há 28 anos. A terceira paixão é a arte. A arte faz parte da minha vida. Desde sempre eu desenho e pinto. É meu hobby favorito”, revela.
A pintura da artista poderá ser conferida, por exemplo, na capelinha São João, localizada no bairro Guabiruba Sul, um dos espaços que irá receber as obras de arte em Bauernmalerei, um estilo de artesanato rústico alemão, cujas origens remontam ao século XVII.