Vivemos em uma sociedade em que as pessoas têm a tendência a atribuir aos outros a culpa por suas decepções e fracassos. Quantas vezes na sua vida você já estabeleceu sonhos, metas e objetivos e parou no meio do caminho? É muito comum o indivíduo estipular metas e ao passar do tempo não dar prioridade para as mesmas. Vale lembrar que culpar os outros não ameniza a dor, não resolve os problemas e é um dos caminhos que leva diretamente ao fracasso.
A autossabotagem surge de forma consciente e inconsciente, criando obstáculos e empecilhos que atrapalham no momento de realizar suas metas e objetivos. Lembre-se, por exemplo, das metas que você estipulou na virada do ano. Quantas delas você já iniciou? Quantas delas você parou pelo caminho ou até mesmo substituiu por outras?
Metodologias de alta performance como o Coaching, auxiliam através de exercícios práticos essa mudança de mentalidade. O processo de coaching aumenta também a capacidade do ser humano se responsabilizar por sua própria vida e seus resultados, estruturando-se melhor para alcançar seus objetivos por meio do autoconhecimento, determinação e foco. Stephen Covey, autor do best-seller administrativo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, desenvolveu o princípio 90/10, que traz uma premissa sobre os fatos que acontecem em nosso dia a dia e a forma como os conduzimos. O 90/10 é simples, veja: de 100% das coisas que acontecem em nosso dia, 10% não estão sob nosso controle. Já o que acontece com os outros 90% é de nossa responsabilidade, ou seja, nós é que provocamos.
Partindo dessa reflexão podemos afirmar que cada indivíduo possui o poder da autorresponsabilidade, ou seja, a capacidade racional e emocional de trazer pra si toda responsabilidade por tudo que acontece em sua vida.
Então, reflita: numa escala de 0 a 10, quanto as suas metas, sonhos e objetivos são importante para você? O quanto você tem dado prioridade para elas? A autossabotagem existe, mas cabe a você a autorresponsabilidade pela realização de tudo que é realmente importante na sua vida.
Simone Cristina Dalbosco
Trainer de Desenvolvimento Humano
Esp. em Gestão Estratégica Empresarial
Esp. em Gestão Educacional