O dia 10 de junho de 2019 não ficou marcado apenas pela inauguração da praça Yvonne Erthal Schlindwein, na rua Alois Erthal, no Centro de Guabiruba. Na data, um grupo de moradoras do local resolveu assumir o compromisso de manter a rua que leva o nome de seu avô limpa, enfeitada e organizada. No mês seguinte, foram plantadas flores em uma parte da rua. Era o ponto de partida do projeto.
As decisões referentes às ações que serão realizadas são tomadas de forma democrática, de acordo com Rute Maria Schlindwein, uma das integrantes do grupo. “As ideias vão surgindo no decorrer das atividades. Cada uma dá uma ideia e assim no final, se torna uma grande ideia”, explica. Além dela, o grupo possui outras quatro integrantes: Ana Regina Kohler Gruneich, Juliana Schlindwein, Rosemery Erthal e Esmeralda Martins.
Entre essas “grandes ideias” citadas por Rute, estão a pintura e a lavação da ponte próxima ao local. Foram plantados vasos de flores com palavras otimistas e positivas. “O objetivo é que as pessoas que ali transitem, além de admirar a beleza das flores, também encontrem uma mensagem que de alguma maneira torne o seu dia mais feliz”, afirma Rute.
Palavras como “respeito”, “confiança” e “alegria” estão escritas nos vasos. Também há mensagens em alemão: Bildung (educação em português) e Familie (família em português), são exemplos da forte influência alemã na cidade.
Apesar de todo esforço que esse tipo de ação demanda, a moradora se mostra satisfeita com os resultados. “É muito gratificante abrir a janela, contemplar uma bela paisagem e saber que contribuímos para isso”.
O grupo também realizou a pintura dos meios fios e a colocação de tampas nas bocas de lobo. Os bancos da praça deverão ser retocados em breve. As tintas são fornecidas pela Prefeitura de Guabiruba, através das Secretarias de Obras e Turismo. “Quando a praça foi inaugurada, observamos que tudo ficou muito bonito e decidimos manter a praça sempre limpa e organizada, dentro de nossas possibilidades, e ao mesmo tempo dar continuidade na limpeza da área que abrange as terras de nosso opa”, diz Rute.
Obstáculos e desafios para seguir cuidando do local
Entretanto, as moradoras vêm enfrentando dificuldades para seguir mantendo o local embelezado. A pandemia da covid-19, o forte calor do verão guabirubense e as férias de fim do ano são apontados como empecilhos. Uma parte da ponte foi quebrada por um veículo que transitava sob sua estrutura e ainda necessita de uma grade. A vegetação também está crescendo.
Desafios que o grupo terá pela frente em 2021. “Sempre nos reunimos aos sábados à tarde, mas devido ao calor, fica um pouco difícil nos dedicarmos a esta atividade”, lamenta Rute.
Auxílio da Diretoria de Agricultura
A Diretora de Agricultura de Guabiruba, Meri Luzia Debatin, diz que a diretoria fornece o adubo, o esterco e as flores que são plantadas pelas moradoras da Alois Erthal. Ela conta que há seis funcionários responsáveis pela manutenção das praças e jardins da cidade. “Eles limpam, roçam, plantam flores, podam árvores e limpam canteiros. Foram encomendadas flores para serem plantadas onde os canteiros estão mais precisando”, revela.
Porém, a pandemia também deixa seus efeitos na Diretoria de Agricultura e traz consequências negativas, como a diminuição da mão de obra. “Estamos com três pessoas em casa, pois pertencem ao grupo de risco. Está sendo difícil de dar conta da demanda, em cada bairro há uma praça, mas ainda temos outras três pessoas trabalhando”, afirma Meri, que lembra que a Diretoria de Agricultura costuma fornecer adubo para escolas e para entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Contribuição no Natal
No Natal do ano passado, com autorização da Prefeitura, as moradoras colocaram alguns enfeites na Yvonne Erthal Schlindwein. “Foi algo simples, dentro das nossas possibilidades, mas ficou muito bonito”, orgulha-se Rute.
Também foram colocados vasos de flores nos postes. “Cada uma das primas pagou a grade do poste próximo à sua residência. Ainda não deu para fazer em todos, porém, em breve será feito”, revela.
A atitude pode servir de inspiração para outras ações semelhantes. Guabiruba já é conhecida pelas belas casas e jardins bem cuidados. Será que alguém se anima a reunir os vizinhos e adotar um local próximo da sua residência e ajudar no cuidado? Certamente dará trabalho, mas o resultado, como tem demonstrado o grupo da praça Yvonne Erthal Schlindwein, vale muito a pena.
Que linda iniciativa!! Elas estão de parabéns por fazerem tudo isso com amor sem nada em troca! Eu sempre passo por ali pra trabalhar e tenho vontade de parar só pra relaxar nesse lugar onde elas deixaram tão bonito e gostoso! Parabéns a todas! Que se tornem inspiração para todos! Em especial à Rute Maria que é uma mulher extraordináriamemte competente em tudo que faz!????????