Plaquinhas com palavras positivas foram instaladas no local (Créd. da Foto: Suelen Cerbaro)

Em uma rua transversal à Prefeito Carlos Boos, no bairro Aymoré, chamada João Kormann, há um colorido diferente. Floreiras, casinha de passarinho, placas com palavras positivas e diferentes enfeites de Páscoa tornam parte da via mais acolhedora, contrastando com a agitação das obras executadas na rua geral do bairro, que passa por revitalização.

Pneus foram pintados e receberam flores, coelhos decoram a vegetação, uma Osterbaum (árvore decorada com casquinhas de ovos de galinha pintados) e um banco convidam para uma parada e uma fotografia. Os enfeites estão espalhados em pontos particulares e públicos, como nas proximidades de um rio que corta a via. O poste recebeu pintura e a ponte mais cor e flores.

A transformação foi iniciada pela moradora Crasiane kormann, de 41 anos. Ela conta que tinha um gramado em frente à casa e decidiu fazer algo nele.  “Resolvi colocar um pneu com umas flores e um comedouro de pássaros, com bebedouro e mais flores. A minha vizinha achou bonito e falou que ficou com muita vontade de fazer também. Pediu para que eu ajudasse. Então, fui a uma borracharia, peguei um pneu para ela, plantei umas florzinhas e pintamos. Ela também colocou um comedouro de pássaros. E fomos sempre cuidando e conversando”, conta Crasiane, que trabalha como balconista.

- Publicidade i -

Ao mencionar a vizinha, ela se refere a Gloria Kormann, de 46 anos, que possui uma doceria no local. “É algo que não é para nós, é para todo mundo. Passam muitas pessoas aqui para subir um morro lá atrás e agora passarão por um caminho mais bonito. Nossa intenção é deixar toda rua assim”, conta Gloria.

As vizinhas Gloria Kormann e Crasiane Kormann, cujos maridos são primos, em um dos espaços sendo enfeitados (Foto: Arquivo Pessoal)

Envolvimento de vizinhos

Após deixarem mais bonito o lado das suas residências, as duas foram expandindo a ideia. “Do outro lado, à esquerda, nosso vizinho tinha uma parte que era somente areia. E a gente olhava e dizia, ali vai ficar lindo colocar um banco e um comedor de pássaro. Só a gente tinha receio de perguntar se ele cederia o espaço”, revela Crasiane, que um dia decidiu conversar com o vizinho da frente. “Perguntei se ele cederia aquele lugarzinho, que a gente iria colocar um banco, fazer algo bem bonito e, como estava com essa pandemia, clima de desânimo, daríamos um colorido e uma alegria para o lugar”, lembra a balconista.

A proposta foi aceita e a ação chamou a atenção dos demais vizinhos, que foram enviando mensagens de incentivo e doando brita, terra e outros itens para o espaço. “Todos foram se envolvendo. Com isso, fizemos novos amigos. A gente se cumprimenta entre vizinhos, mas com isso ficamos mais unidos. Todos os domingos à tarde as pessoas vão até ali, tiram fotos. Os vizinhos também se sentam, conversam uns com os outros. E disso tiramos o nome Cantinho do Bem, que significa fazer o bem sem querer nada em troca”, afirma Crasiane.

O Cantinho do Bem recebeu até uma conta no Instagram e pode ser acompanhado pelos usuários, onde são postadas imagens do local e de visitantes, que recebeu, inclusive, a visita do prefeito Valmir Zirke e da esposa Wiliane Greis Debatin Zirke.

Ao enfeitar as imediações da ponte, as moradoras construíram também uma ponte unindo os vizinhos e fortalecendo a boa convivência e harmonia no local. “Ficamos muito contentes com o resultado. Eu e a Glória ficamos ainda mais amigas, graças a essa pequena praça que fizemos e trouxe tanta alegria para a nossa rua”, finaliza Crasiane.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow