Crédito: Prefeitura Municipal de Guabiruba/Divulgação

Um mutirão realizado na Policlínica vai atender até o próximo sábado, 10, 818 pessoas em Guabiruba para exames e encaminhamentos oftalmológicos. A iniciativa é de uma ONG chamada Olhar Pelo Próximo que, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) em parceria com secretarias de saúde municipais, percorre diferentes cidades da região oferecendo o serviço e desafogando as filas de espera pelo SUS.

O agendamento das consultas em Guabiruba foi feito entre os dias 5 e 7 de agosto. Todas as pessoas cadastradas estão sendo atendidas sem restrição. No momento do cadastro, elas assistiram a uma palestra preparatória com esclarecimento de dúvidas e orientações para o dia da consulta.

Durante esta semana, a Policlínica de Guabiruba reservou uma sala exclusivamente para os atendimentos. Os agendamentos foram organizados em lotes. Cada consulta dura no máximo 30 minutos e as pessoas são orientadas a chegarem somente no horário do seu atendimento para não gerar filas.

- Publicidade i -

Conforme a médica oftalmologista da ONG Olhar pelo Próximo Laryssa Paiva de Ávila, que veio de Goiânia para Guabiruba para trabalhar no projeto, chamou a atenção a variedade da faixa etária dos pacientes cadastrados. “Em outras cidades por onde passei, a maioria eram idosos que vinham para a consulta porque já tinham algum problema, geralmente já em estado grave. Normalmente temos um alto índice de diagnósticos de catarata. Aqui cheguei a atender bebês, o que é muito bom porque assim trabalhamos a prevenção”, afirma.

Encaminhamentos

A maioria dos pacientes não têm apresentado problemas de visão. Para os que precisam de óculos, é entregue uma receita e eles podem optar por mandar fazê-los através da ONG ou em uma ótica de sua escolha. Os que necessitam exames ou cirurgias já saem da consulta com os encaminhamentos que são feitos na própria Policlínica.
De acordo com a coordenadora dos serviços de regulação em Guabiruba Katia Regina Furtado, o município estava com 250 pessoas aguardando por uma consulta. “Com esse mutirão a fila foi zerada e os atendimentos pelo SUS agora seguem normalmente”, explica.

Avaliação

Conforme a gestora de serviços do Cisamvi Mônica Menezes, mais de 7 mil pessoas terão passado pelos consultórios do Olhar Pelo Próximo até o final do trabalho da ONG pela região. Cinco municípios aderiram ao projeto.

Na tarde de quinta-feira, 08, o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke e a secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt acompanharam os trabalhos da ONG na Policlínica. “Essa é uma boa oportunidade de oferecermos esses serviços tão importantes à população a um custo mais baixo para o município. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, destaca Kohler. “Nossa fila de espera pelo SUS estava dentro da média, mas agora conseguimos atender o triplo do que precisávamos, ultrapassamos a necessidade que havia no município”, complementa Patrícia.

Ao final da consulta, os pacientes respondem a um questionário de seis perguntas informando se gostaram do atendimento. O agente comunitário de saúde Cleber Pollhein é o responsável por fazer as abordagens e, segundo ele, o nível de satisfação dos pacientes é de 100%. “O que eles mais têm destacado é que saem daqui com uma resposta e, principalmente, com os encaminhamentos quando há necessidade. Eu mesmo me consultei e achei o serviço muito bom”, finaliza.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow