Mais de 5,2 mil pessoas passaram pela Pelznickelplatz em Guabiruba (SC), no primeiro fim de semana do evento, organizado anualmente pela Sociedade do Pelznickel. A programação retorna na sexta-feira (15), a partir das 19h. E se engana quem pensa que a visita é apenas para levar sustos do Papai Noel do Mato, pois a tradição expressa o espírito natalino por meio de outros personagens trazidos à cidade pelos antepassados alemães, como: o São Nicolau, a Christkindl e o Sackmann.

O jardineiro aposentado, Luis Ervino Fischer, é Pelznickel há 11 anos e sempre teve fama de ser “aquele que não gosta de dar susto”. Este ano, pela primeira vez foi o São Nicolau da Pelznickelplatz e ficou encantado com a alegria das famílias ao se aproximarem de sua capela. “É muito bom receber as crianças de braços abertos. Vejo apenas alegrias no rosto delas. Ano passado me deu vontade de ser, mas aí disse para a minha mulher: esse ano vou ficar de Pelznickel ainda, porque temos dois São Nicolau na Casa. Hoje, surgiu essa oportunidade e aceitei o desafio. Desde o momento que vesti a roupa de São Nicolau mudou tudo. É muito gratificante, outra magia”, revela ele, que mesmo sem assustar, já estava acostumado com o choro de muitas crianças ao passarem pela Vila do Pelznickel.

- Publicidade i -

Tradição

A história conta que São Nicolau nasceu na segunda metade do século III, na Turquia. Além de dar presentes para as crianças, ele era casamenteiro e em troca do casório pedia que as noivas saíssem para ajudar as pessoas mais necessitadas no Natal. Elas então, iam nas casas com a sua veste de casamento para dar às pessoas a sua ajuda e até presentes. Assim nasceu a Christkindl, que significa Menino Jesus no dialeto alemão Badense e representa a bondade pura.

Aliandra Camile Fischer também viveu pela primeira vez a emoção de ser uma personagem que ela tanto admirava. “Eu fiquei bastante nervosa no dia do Desfile de São Nicolau, que foi o primeiro dia que interpretei a Christkindl. Sempre quis ser, mas fui deixando e esse ano surgiu a oportunidade. Estou muito emocionada”, conta ela, cuja família participa da Sociedade desde 2008. “A Christkindl tem um significado lindo e agora realizei esse sonho”, completa.

E depois do São Nicolau e da Christkindl, as famílias que visitam a Pelznickelplatz também são recebidas pelo Sackmann, o homem do saco. Para Fabiano Siegel, esse personagem está presente em muitas cidades. “Ele é aquela pessoa que gosta das crianças, porém elas, às vezes, têm um pouco de receio. Ele é rígido e brabo, pois creio que foi educado severamente, mas é uma pessoa muito boa”, explica ele, que interpreta o personagem desde o início da Pelznickelplatz.

De acordo com o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, a união de todas essas histórias é que faz o evento ser único e Guabiruba ter o Natal mais tradicional do Brasil. “Todos os membros da Sociedade se doam para as funções que realizam, seja vivenciando os personagens ou na parte de organização e atendimento. O primeiro fim de semana desta temporada foi um sucesso. Recebemos todos os visitantes com qualidade e muito espírito natalino. Agora já nos preparamos para a próxima semana, que deve contar com um público ainda maior”, ressalta.

Cartinhas

Logo na entrada da Pelznickelplatz, antes mesmo de conversar com o São Nicolau, as crianças (e adultos) têm a oportunidade de deixar seus pedidos ao Papai Noel escrevendo uma cartinha. Os desejos de Natal ficam expostos no corredor, que dá acesso ao presépio vivo, à disposição dos visitantes que tenham interesse em adotar algum dos pedidos e realizar um sonho. Os desejos variam, vão desde os visados Iphone e Playstation a material escolar, livros e até mesmo pedidos por mais amor e o fim das guerras.

A pequena Sophia Vitória Barbosa de França, de 9 anos, pediu uma garrafinha de água motivacional, que traz na embalagem incentivos para o consumo de água. “Conheço várias pessoas que tem essa garrafa e eu também queria ter uma, pra beber bastante água”, conta.

Já a brusquense Heloisa Voss Piotrovski, de 13 anos, pediu uma bola de vôlei para continuar praticando a modalidade. “Foi a primeira vez que deixei um pedido, achei muito legal. Eu faço vôlei e quero a bola para poder treinar. Sempre venho aqui, acho muito legal a tradição”, diz.

Todos os dias, a equipe da Pelznickelplatz faz a seleção das cartinhas mais carentes. Nas edições anteriores já foram adotados pedidos de material escolar, cesta básica, itens de higiene pessoal, entre outros. Quem quiser adotar alguma cartinha pode entrar em contato pelo whatsapp (47) 99104-8822 e falar com Adriele Kormann.

Veja programação do último fim de semana

15/12 – Sexta-feira – Das 19h às 23h
19h – Abertura
19h15 – Silvano Baron
21h30 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém
23h – Encerramento

16/12 – Sábado – Das 19h às 23h
19h – Abertura
19h15 – Alex
21h30 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento

17/12 – Domingo – Das 17h às 21h
17h – Abertura
17h15 – Orquestra Municipal de Guabiruba
18h – Fabio Baron
20h15 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém
21h – Encerramento

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow