Ao escolher trabalhar com a harmonização de ambientes eu me encantei com a profundidade deste estudo, pois compreendi que era possível mudar a sintonia do nosso lar através dos elementos que usamos ali. Ou seja, usar peças mais escuras, podem deixar o ambiente mais introspectivo, sisudo. Enquanto uma casa super colorida pode promover uma intensa interação, onde as pessoas “falam pelos cotovelos” e querem estar sempre ativas, afinal, o excesso também é desequilíbrio e não nos permite usufruir o espaço com qualidade. 

E como já disse em outras edições e repito, a casa é como nosso espelho, ela reflete o que temos dentro de nós. Em cada detalhe, os moradores podem ser enxergados, seja na disposição dos móveis, nas cores mais marcantes, a decoração que emoldura suas paredes, cada item conta. Inclusive, os desafios que você encontra na casa dia após dia. Uma lâmpada que sempre queima, a torneira que mesmo consertando mil vezes teima em pingar água, rachaduras e eventos inusitados, como a visita de insetos indesejados. Cada movimento deste não é uma ação, mas sim uma reação que seu lar está sinalizando a partir de uma causa anterior. 

- Publicidade i -

Há muitos estudos apontando a causa de cada reação; o que significa a planta morrer após uma visita? Meu Deus, será que é inveja? Só pode ser… é o que logo se pensa… mas acredite, não é. No senso comum tendemos a culpar o outro, é um mecanismo de defesa e subsistência, mas minha proposta aqui é enxergarmos além. Além das crenças limitantes, além das ideias pré-concebidas. Observe como você se sente perante estas questões. Sim, sinta. Pois tudo que experienciamos diz respeito a nós mesmos. Então, se a planta secou, como você se sentiu? Frustrada? Acolha este sentimento, fique em paz consigo e saiba que tudo flui no melhor. Acredito que esta postura faz grande diferença em nossa vida. A partir de agora, se a planta secar, não se preocupe se foi inveja, apenas esteja de bem consigo e a vida, e as coisas se encaminham. 

Certamente vamos melhorar nosso entorno a cada dia, ou seja, se as plantas estão secas, precisando de poda, de terra adubada, faça estes movimentos. Ao realizar esta mudança externa, vamos também trazendo leveza e harmonia ao nosso mundo interior. As plantas em si são um presente da mãe natureza. Através da sua roseira, do seu pé de alecrim você pode se conectar com o mundo natural, a terra e ter mais qualidade de vida. Hoje há muitas pessoas falando de “grounding”, que nada mais é do que aterrar, estar em contato com a natureza, pisar descalço na grama, no barro. Achei uma graça quando vi o termo pela primeira vez, pois logo me veio “as pessoas precisam criar um termo em inglês, tornar a coisa especial e cativar o interesse”. 

Agora, se você pensar aqui por um instante comigo, grounding nada mais é do que nossos antepassados viviam fazendo? Estar em pleno contato com a terra, plantando, desfrutando? Nós que nos encaixotamos em concreto, vivemos cercados de tecnologia (que é ótima, facilita a vida, mas em excesso é tóxica) e nunca mais paramos para contemplar a lua ou as montanhas. A Guabiruba é uma cidade belíssima, com vasta vegetação nativa e temos a graça de viver num espaço tão belo, mas quem realmente usufrui destas maravilhas? É engraçado, pois quando faço trilhas por aí, muitos dos trilheiros são de outras cidades, e quem é daqui mesmo, não costuma desfrutar a riqueza que o cerca, como as cachoeiras e montanhas que nos circundam. 

Meu convite para ti é: se permita se reconectar com a terra, a natureza, isto é vida. Desfrute do seu lar, cuide dele com carinho, independente se é casa própria, alugada… o mesmo vale para seu comércio. Afinal, você quer viver bem no dia a dia, então precisa do mínimo de cuidados para ter qualidade de vida no seu ambiente, afinal, como já sabemos, a casa é nosso espelho, e se ela está precisando de cuidados, talvez você também esteja, só não consegue discernir como… mas acredite, cuidar do seu jardim, organizar seus pertences, renovar um item aqui e ali na casa dão vida a ela e a ti também. Experimente e se surpreenda. Viver em harmonia externa também nutre nossa morada interna, fazendo com que nosso dia a dia seja mais pleno e bem vivido. 

 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow