O poder da força mental – Por Rosmari de Souza Pereira

0
239

@rosmari.educaredesenvolver

 

Você já notou que na sociedade atual gastamos muito tempo falando sobre a importância de ser fisicamente forte e saudável, mas há muito menos ênfase na força mental? E a inteligência emocional como força mental é um fator fundamental para o sucesso felicidade de qualquer área da vida.

- Publicidade i -

Para desenvolver a inteligência emocional em uma criança você deve fortalecer nela a capacidade de pensar positivo, lidar com problemas de uma forma saudável e superar obstáculos sem entrar em desespero.

Entre os principais benefícios práticos a inteligência emocional faz com que a criança acredite continuamente no seu próprio potencial e tenha motivação e foco para alcançar seus objetivos. No geral, a criança mentalmente forte têm desempenho superior nas mais diversas áreas da vida cotidiana, maior rendimento escolar, melhor relação com os amigos e família e melhor estabilidade emocional. Elas são mais felizes, mais saudáveis e produtivas. 

Quando colocamos medo na criança para que ela nos obedeça, não estamos ensinando a importância e o sentido do que precisa ser feito, apenas estamos obrigando-a a executar uma ação e a não pensar e encontrar a melhor forma que ela pode fazer algo.

É muito importante que saibamos lidar com nossos pensamentos, isso porque a mente pode ser o maior triunfo, ou seu pior inimigo. Quando uma pessoa aprende a treinar bem a mente, ela pode realmente conquistar vitórias incríveis na vida.

A base do aprendizado é a conversa, você conversando com seu filho ou filha sobre pensamentos e emoções, sem respostas prontas. O diálogo é o seu maior trunfo, sua maior ferramenta para chegar ao coração e a mente da criança. Por meio de conversas específicas, que exploram as necessidades emocionais e intelectuais da criança, você cria com ela um canal de comunicação de valor inestimável, baseado na cumplicidade e na confiança.

É fato que educação emocional pode ser “novidade” para muitos, pois realmente não aprendemos quando éramos crianças, e nossos pais também não. Pois bem, nunca é tarde para que possamos aprender, e ensinar com sabedoria, como usar nossas emoções e mente a nosso favor. Podemos virar essa chave juntos, e, com certeza, criar adultos emocionalmente saudáveis.

Deixe uma resposta