O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também contempla os municípios de Guabiruba e Botuverá, completa 11 anos nesta quinta-feira, 28 de abril. Desde sua fundação, até os dias atuais, muita coisa mudou dentro e fora da entidade, como por exemplo o avanço constante da tecnologia, o acesso facilitado à informação e também o tamanho e perfil da equipe que atua em Brusque. Hoje, o Observatório conta com um quadro de 24 profissionais, entre colaboradores, diretores, estagiários, consultores e voluntários.
O diretor executivo, Evandro Gevaerd, que faz parte da equipe como voluntário desde a sua fundação, recorda o início dos trabalhos. “Não tínhamos noção de como iríamos atuar e qual seria a estrutura mínima ideal para conseguirmos alcançar resultados satisfatórios. Mas fomos trabalhando e conseguimos chegar na estrutura que temos hoje, que eu considero excelente. Cada estagiário, colaborador e voluntário foi fundamental para a nossa evolução, porque todos, sem exceção, abraçaram a nossa causa e engrandeceram a nossa entidade”, conta.
Segundo o presidente, Claudemir Marcolla, o resultado de tanto esforço ao longo desses 11 anos pode ser resumido em uma palavra: credibilidade. “Essa credibilidade foi conquistada por todos que aqui passaram, desde a sua fundação e é mantida até hoje, pautada no bom relacionamento com os agentes públicos, mantenedores, colaboradores, imprensa, e sociedade em geral.”, destaca.
Apoio
Marcolla reforça a importância da classe empresarial que acreditou e deu vida ao OSB Brusque. “Uma história de sucesso é marcada por suas ações e por quem as fizeram. Sem as Entidades Fundadoras o OSB Brusque nem existiria, pois foi dali a chama inicial de tudo com nosso saudoso Tato Zen, na época presidente da ACIBr e apoiado por todos os demais presidentes de Entidades que abraçaram essa causa. Em resumo, o OSB Brusque é a união das entidades de classe em prol de uma Brusque melhor”, enfatiza.
“Devemos tudo às comunidades da nossa região, sobretudo aos nossos mantenedores. Creio que estamos contribuindo bastante com a melhoria da gestão pública e temos muito mais a contribuir”, complementa o diretor executivo.
Desafios
Para os próximos anos, o presidente do OSB Brusque destaca como meta manter a qualidade do trabalho realizado hoje. “Chegamos em um nível de excelência que diversos Observatórios Sociais de outros municípios do Brasil nos procuram para compartilharmos nossos cases de educação fiscal e cidadã, monitoramentos de licitações e obras, gestão e relacionamento com os stakeholders. Creio que o grande desafio seja conseguirmos manter este trabalho de alta performance”, afirma Marcolla.
Prêmios
Por sua atuação, o OSB Brusque coleciona diversas premiações e reconhecimentos no currículo, entre eles: 1° lugar do 3° Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, realizado pela UDESC, com o programa de Monitoramento de Contratos e Licitações (2020 – 2021), 2° lugar no 3° Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB, com o programa de Monitoramento de Contratos e Licitações (2020), 2º Lugar no 4° Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB, com o programa Era uma vez, uma semente do bem (2021), 3º Lugar no 1° Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB, com o programa Observador Social Mirim (2018), Certificado de Responsabilidade Social 2020, conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Reconhecimento com o Selo Pró-Íntegro 2018 de Prevenção Primária à Corrupção, emitido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, para o Programa Observador Social, além do selo ODS, Selo Gestão e Confiança Ambev VOA & DOAR e Selo DOAR A.
Saiba mais
O Observatório Social de Brusque é o terceiro criado no Estado e o 28º a integrar o Sistema Observatório Social do Brasil – Sistema OSB. Sua fundação foi com o objetivo de tornar cada vez mais ativa a participação da sociedade civil organizada nas tomadas de decisão e transparência da gestão pública, permanece atuante e trabalha pautada nas seguintes áreas: Monitoramento do Gasto Público, Educação Fiscal e Cidadania, Engajamento Social e Ambiente de Negócios
Para saber mais sobre o Observatório e como contribuir, basta entrar em contato pelo brusque.adm@osbrasil.org.br.